domingo, 24 de setembro de 2017

DIA D

Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência (PcD) e Reabilitados, acontece no dia 29.
A Agência do Trabalhador Maracanã adere à iniciativa que visa ampliar o número de trabalhadores com deficiência, inseridos no mercado formal de trabalho.


Colombo recebe a 4ª Edição do Dia D – Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência (PcD) e Reabilitados – no dia 29 de setembro. A ação, que será realizadana Agência do Trabalhador Maracanã – propõe um dia em que as Agências do Trabalhador se dediquem exclusivamente ao atendimento de pessoas com deficiência. A iniciativa será promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, juntamente com o Ministério do Trabalho.


De acordo com os últimos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Brasil existem 45.606.048 pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9%. No Paraná, são mais de 2 milhões e 200 mil pessoas com deficiência.

“Esse encontro será uma grande oportunidade para aproximar as empresas colombenses e candidatos às vagas. Promovendo a inclusão das Pessoa com Deficiência (PcD) no mercado formal de trabalho em um dia de atendimento exclusivo para esse público”, disse o secretário da pasta, Antonio Ricardo Milgioransa.

O Ministério do Trabalho tem como um dos seus principais eixos de atuação a promoção da inclusão e da igualdade, desenvolvendo ações de qualificação e conscientização das empresas para a inserção público PcD no mercado de trabalho.

Pensando nisso, o Dia D visa fortalecer as políticas de empregabilidade para as Pessoas com Deficiência, além de possibilitar a aproximação entre trabalhadores com deficiência e as empresas. E, ampliar o número de trabalhadores com deficiência, inseridos no mercado formal de trabalho.

Como participar
Para os candidatos interessados em participar, basta ir até a Agência do Trabalhador com a carteira de trabalho, CPF e RG e, preferencialmente o Laudo Médico que comprova a sua deficiência.
Vale lembrar que para as empresas interessadas na contratação, é necessário um Ofício em papel timbrado da empresa, assinado e carimbado com CNPJ em duas vias de igual teor a fim de comprovar a abertura de vagas em cumprimento do artigo 93 da Lei 8213/91 que estabelece o percentual de 2 a 5% de trabalhadores nesta condição.

Lei 8213/91 e Federal Decreto 5296/04
Empresas com mais de 100 funcionários estão obrigadas a contratar como segue:
De 100 à 200 empregados ———– 2%
De 201 à 500 empregados ———– 3%
De 501 à 1000 empregados ——— 4%
Acima de 1000 empregados ——— 5%
Lembrando que as empresas com menos de 100 funcionários não tem obrigatoriedade, porém podem contratar também.

Serviço:
Dia D – Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência (PcD) e Reabilitados
Dia: 29 de setembro
Local: Agência do Trabalhador Maracanã – fica localizada na Regional Maracanã
Fone / Fax: (41) 3666 – 4150 / 3666 – 3697

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário