terça-feira, 5 de setembro de 2017

JORNAL ESPANHOL E GLOBO DESTACAM O FURACÃO


O jornal espanhol Mundo Deportivo destacou a importância da Biometria para o futebol brasileiro implantada pelo Furacão. (Veja ao final do texto a matéria completa).

A reportagem da Globo é de julho e destacou, em seu programa Esporte Espetacular, a violência constante em estádios brasileiros. Em 2017 tivemos vários casos de violência provocada por torcedores principalmente das Organizadas, mais até do que se somados os últimos 3 anos. No Estado do Paraná vimos vários episódios deprimentes desde Curitiba até Londrina, que vão desde o quase “assassinato” de um torcedor até depredação de patrimônio do clube. 

Outros casos absurdos foram registrados em Goiânia, Natal, Rio, Porto Alegre, São Paulo, Recife, Belém, Fortaleza, etc. Em Goiânia a organizada invadiu o CT do Goiás e quem não tinha nada com o “peixe” acabou sendo covardemente agredido de forma desleal, quase assassinado. 

Os excessos têm provocado a ira de diretores dos clubes e dos próprios torcedores. Na Arena da Baixada já é visível a insatisfação de torcedores com algumas atitudes desnecessárias da Organizada. No último Atletiba sub-20, por exemplo, um “torcedor” tentou quebrar uma cadeira e outros prezaram pela intimidação a alguns torcedores insatisfeitos com determinadas “posturas”, para indignação geral, inclusive até mesmo de membros da organizada. Por isso o Atlético adotou o sistema biométrico, com o intuito de se precaver diante de eventuais problemas e poder fazer uma identificação mais fácil dos envolvidos.

A Globo (que dificilmente dá créditos ao CAP pelas inovações no futebol brasileiro), destacou o Atlético Paranaense como exemplo para CBF e clubes para que tomem atitudes mais severas quanto a violência nos estádios. A matéria destaca a importância da biometria, a volta das famílias ao estádio do Furacão e cita exemplos de clubes que estão se baseando no Atlético e implantando a biometria em seus estádios, casos de Inter e Grêmio que está investindo R$ 500 mil em seu sistema. O Inter já começa a colher os frutos pela iniciativa. 

A biometria tem suas desvantagens, mas vale ressaltar que é resultado do próprio torcedor, principalmente dos que insistem em ir ao estádio com segundas intenções. O receio da violência é constante, muitas vezes os pais são obrigados a deixarem filhos, esposas, a família em casa, por receio de brigas ou transtornos, como os que já tivemos na Arena este ano. A conscientização é necessária, o clube tem tomado suas providências, cabe ao torcedor ter consciência e colaborar. Não cabe mais a velha reclamação de que o clube afastou o torcedor, o próprio torcedor afastou a si mesmo com as constantes atitudes desproporcionais. Cada ação provoca uma reação e consequências.

Aproveite a semana de feriado em que o Espaço Sócio Furacão estará aberto e faça sua biometria, não deixe para a última hora e não venha reclamar depois de filas no dia do Atletiba. Está chato demais ver alguns reclamando de ter que cumprir regras e leis, as quais eles mesmo são os responsáveis por "implantar" indiretamente.

Abaixo link para o vídeo da Globo:






El Atlético Paranaense implantará sistema biométrico en todo el estadio  

El Atlético Paranaense será el primer equipo de fútbol de Brasil en implantar un sistema de biometría para la identificación de los hinchas en todo el estadio, según confirmó hoy el club. 

El servicio dactilar comenzará a ser utilizado el próximo día 10 de septiembre, en el clásico regional entre el Atlético Paranaense y el Coritiba, por el Campeonato Brasileño.

Hasta el momento, el Atlético Paranaense, el Gremio y el Internacional ya usaban el sistema en los accesos de las barras bravas, pero ahora será ampliado al resto del estadio en el fortín del club paranaense.

Según especialistas en gestión deportiva, la aplicación de sistemas de identificación biométrica puede reducir la violencia en los estadios.

La Justicia de Río de Janeiro determinó el pasado mes de mayo la implementación de este sistema en los estadios del estado fluminense con el fin de impedir el acceso de hinchas multados o suspendidos durante alguna de las competiciones organizadas por la Confederación Brasileña de Fútbol (CBF). 


 Tradução:
O Atlético Paranaense implantará sistema biométrico em todo o estádio

O Atlético Paranaense será a primeira equipe do futebol Brasileiro a implantar um sistema de biometria para a identificação dos torcedores em todo estádio, conforme confirmação do clube.

O serviço de impressão digital começará a ser utilizado no próximo dia 10 de setembro no clássico regional entre o Atlético Paranaense e o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.

Até o momento, o Atlético Paranaense, o Gremio e o Internacional já usavam o sistema nos acessos das Organizadas, mas agora será ampliado para o restante do estádio, o "forte"  do clube paranaense.

Segundo especialistas em gestão desportiva, a aplicação de sistemas de identificação biométrica pode reduzir a violência nos estádios.

A justiça do Rio de Janeiro determinou no mês de maio a implantação deste sistema nos estádios do estado fluminense com o fim de impedir o acesso de torcedores suspensos durante as competições organizadas pela CBF.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário