terça-feira, 26 de novembro de 2019

Superintendência de Diálogo e Interação Social é apresentada aos vereadores

Na sessão ordinária da terça-feira (19/11), após a leitura e votação da ata, os vereadores da votaram, em primeira votação, o Projeto de Lei do Executivo nº 19/2019 que autoriza a aquisição de imóveis pelo Município de Colombo, para fins de implantação de espaço de lazer, conforme especifica. Esse projeto foi aprovado por unanimidade de votos.

Na sequência, foram apresentadas 10 indicações. Assinaram esses documentos os vereadores Baggio (PTC), Eurico Dino (PR), Thiago de Jesus (PRB) e Vardão (PSB). Essas indicações foram encaminhadas à Secretaria de Governo, à Secretaria de Meio Ambiente, à Secretaria de Obras e Viação, à Secretaria de Planejamento e à Secretaria de Saúde. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.

Atendendo ao convite feito pelo presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PRB), no espaço destinado à Tribuna Livre, fez uso da palavra, o Superintendente Geral da Superintendência de Diálogo e Interação Social (SUDIS) - Mauro Rockenbach. Na ocasião, o gestor aproveitou para apresentar a SUDIS, suas áreas de atuação e explicou que essa superintendência está vinculada diretamente ao Gabinete do Governador. Ele ressaltou que essa superintendência é fruto da reforma administrativa e tem estrutura inédita no país. “Essa nova área dentro do governo do Estado do Paraná implantada pelo governador Ratinho Júnior, essa superintendência está ligada diretamente à governança. Ela vem para ser a porta de entrada de diálogo, da sociedade civil organizada, do terceiro setor e das instituições dos movimentos sociais junto ao governo do Paraná. Elas tinham dificuldades, muitas vezes, de encontrar interlocutores dentro do governo. No passado, nós tínhamos muitas questões de bons projetos e boas intenções que não caminhavam dentro do governo devido a burocracia, devido a prioridades. Essas instituições, muitas vezes, não conseguiam avançar com os seus projetos significativos e fundamentais e que eram perdidos no meio do caminho. A Sudis acolhe, entende, analisa e responde aos mais diferentes segmentos da sociedade civil organizada”, esclareceu.

Responsável pela superintendência, Rockenbach apresentou alguns projetos que já estão em andamento na Sudis. Dentre eles destacou o Projeto Paraná Quilombola, que visa regularizar essas áreas. “A responsabilidade e a dívida social no Brasil é grande. O Estado do Paraná é o quinto maior em número de quilombos. São 73 quilombos. Nós estamos regularizando essas áreas. Estamos fazendo construções de centros comunitários que sirvam para atender as necessidades dessa população. O Paraná é o primeiro estado da Federação a criar o fundo para a promoção da igualdade racial destinado as criações dos conselhos municipais da igualdade racial nas principais cidades do Estado”, afirmou.

O superintendente destacou que o órgão realizará o primeiro censo social no Paraná que alimentará o Banco de Indicadores Sociais (BIC), outro projeto (Projeto Diálogo Paraná) que tem a participação da entidade e já está em andamento na Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) para se obter dados concretos em um grande banco de dados que disponibilizará, sempre com dados atualizados, todos os indicadores dos 399 municípios do Paraná. “Com base nesses dados, nós iremos criar o Fundo de Desenvolvimento Social e Comunitário que vai atender na questão financeiras os projetos de entidades, ONGs, etc. Nesse sentido, hoje temos muitos projetos em andamento. Estamos visitando todas as Câmaras de Vereadores, pois os vereadores conhecem melhor as necessidades, demandas e os projetos de cada localidade. O nosso trabalho dentro da Sudis é levar dignidade, cidadania e inclusão”, enfatizou Rockenbach.

Na oportunidade, os parlamentares fizeram as suas considerações e sanaram as suas dúvidas. O presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PRB) sugeriu que a Sudis inclua mais dados referente a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) nas análises feitas pelo Governo do Estado. “Agradeço a sua presença aqui no nosso Legislativo. Deixamos as portas sempre abertas. É importante termos esse diálogo, todos nós vereadores gostamos desse diálogo com o governo”, disse o presidente.

Dia Nacional da Consciência Negra – O vereador Anderson Prego (PT) utilizou esse espaço para fazer uma reflexão a respeito do Dia Nacional da Consciência Negra. Também o vereador Angelo Betinardi ressaltou a importância dessa data. Celebrado anualmente em todo o território nacional, em 20 de novembro, coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e um dos principais símbolos da luta negra no Brasil. Nesse dia, acontecem palestras, discussões e eventos de arte, cultura, beleza, conscientização e combate ao racismo. A intenção é provocar uma reflexão acerca de todo o sofrimento dos negros desde a colonização, das conquistas, e ainda homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da população afrodescendente. Além disso, tem o intuito de conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural de nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário