quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Obra do Parque Linear do Palmital entra em nova fase de construção

A manilhas das tubulações estão sendo implantadas e o desassoreamento ambiental já está em processo de conclusão. A próxima etapa será no plantio de gramas nas margens do Rio – para a continuidade do projeto de construção civil.

A Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Obras e Viação, realizará uma nova etapa de execução das obras do Parque Linear do Palmital, no bairro Guaraituba – um dos maiores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Após a finalização da etapa de elaboração do projeto arquitetônico e topografia, no mês de outubro, foi efetuada a primeira fase do processo das obras que estabelecem a limpeza e revitalização do Rio, ou seja, a retirada de entulhos e sujeira, além do alinhamento de toda a extensão da obra – equivalente a 3,5 quilômetros – entre a Estrada da Ribeira até a BR-116. Entre os outros serviços realizados estão a terraplenagem que consiste na escavação do local, a retirada de árvores ou plantas, drenagem de toda a área e possíveis pedras.
Entretanto, por se tratar de uma área de Preservação Permanente (APP) – local protegido por lei, o método de preparação da construção torna-se o trabalho árduo e moroso, é o que explica o Secretário do Meio Ambiente, Evandro Busato. “Nossa prioridade é solucionar os pontos de enchente e revitalizar o local de Preservação Permanente e seguir com as obras evitando futuros problemas”.
A moradora do bairro Guaraituba, há 19 anos, Viviane Aparecida dos Santos, acompanha o andamento dos serviços no Parque. “Passo diariamente pelo local onde tem sido realizado as obras e é nítido ver a mudança da área, eu sei que em breve será finalizado e vamos poder aproveitar esse espaço de lazer”.
A manilhas das tubulações estão sendo implantadas pela Secretaria de Obras e Viação e o desassoreamento ambiental já está em processo de conclusão. A próxima etapa será no plantio de gramas nas margens do rio – para a continuidade do projeto de construção civil que incluem as ciclovias, vias de pedestres para caminhada, lagoa, estacionamento, praças com mobiliários urbanos, pista de skate, quadra de vôlei e futebol, playground e passarela de ligação aos pontos do Parque.
Sobre o Parque Linear do Palmital
Com o intuito de oferecer lazer e esporte para as famílias colombenses, a foi assinado, no dia 18 de junho, a ordem de construção do Parque Linear do Palmital pela Prefeita Beti Pavin e o vice-prefeito Sergio Pinheiro.
As obras contarão com um investimento de R$:4.999.931,48 em uma área de 3,5 quilômetros de extensão – abrangendo os bairros Guaraituba, Vila Liberdade, Parque dos Lagos, Eucaliptos, Vila Guarani, Santa Terezinha e Planalto.
O morador da Vila Liberdade, Diego Felipe de Souza dos Santos, relata a dificuldade em praticar exercícios físicos, semanalmente. “Faço corrida em um outro parque, localizado aproximadamente 4,5km de distância, da minha casa. E estou feliz com a chegada nesse novo Parque aqui em Colombo, perto do nosso bairro “.



Nenhum comentário:

Postar um comentário