quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Colombo lança o livro do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável 20+

O exemplar também está disponível em formato digital e pode ser acessado pelo site da Prefeitura Municipal.

Vídeo completo do evento aqui:

O livro do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável Colombo 20 + foi lançado, oficialmente, na noite desta quarta-feira, 20, no Sitio do Caqui – Salão do Lago, no bairro Roça Grande. O exemplar também está disponível em formato digital e pode ser acessado pelo site: http://www.colombo.pr.gov.br/20mais/PDESColombo.pdf
O projeto abrange as áreas da educação profissional, empregabilidade, turismo, cultura, infraestrutura, gestão ambiental e políticas públicas e tem como principal objetivo promover um desenvolvimento sustentável e aumentar a qualidade de vida da população em curto, médio e longo prazo. O plano será trabalhado pelos próximos 20 anos.
“Queremos fazer de Colombo, uma cidade com mais oportunidades para os negócios. Sem medir esforços e com muitos desafios a serem enfrentados, para construirmos um espaço de mudança para uma cidade melhor e mais desenvolvida para todos os colombenses”, disse a Prefeita de Colombo Beti Pavin.
O exemplar foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias e em parceria com as seguintes entidades: FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), IFPR (Instituto Federal do Paraná), ACIC (Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e PRÓ-METROPOLE (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba).
“Foi muito especial para nosso município, pois eu e a prefeita Beti Pavin lançamos o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável Colombo 20 + (2019 – 2038). Com a força de todas as renomadas instituições e com metas, o plano será trabalhado pelos próximos anos, com foco em aumentar a competitividade e performance da nossa cidade, com ampliação dos apoios às atividades produtivas e de inovação, além de estruturar o sistema de mobilidade urbana e melhorando serviços. Incrementar os sistemas de comunicação, e estratégias para incentivo do turismo e cultura, entre outros setores”, disse o vice-prefeito Sérgio Pinheiro.
Vale ressaltar que o Plano de Desenvolvimento foi apresentado aos vereadores de Colombo, neste ano, onde os mesmos puderam estudá-lo e o transformaram em Lei. “E concomitante a este, também foi criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Colombo que por força de Lei, terá a incumbência de conduzir este Plano nos próximos anos”, explica o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho Antonio Ricardo Milgioransa.
Sobre o Planejamento de Desenvolvimento Econômico Sustentável Colombo 20 +
O Plano teve início em janeiro de 2017, com a formação da equipe de trabalho que buscou definir o objeto geral. “A ação projetou um desenvolvimento econômico para Colombo nos próximos 20 anos. Após a definição do objetivo geral foram definidos os setores prioritários e estratégicos de Colombo, etapa esta de fundamental importância para o sucesso do Plano, pois teve o objetivo de priorizar o desenvolvimento econômico a partir desses setores. A metodologia aplicada foi o Desenvolvimento Endógeno, baseada em cadeias produtivas propulsivas. No livro está bem explicada esta metodologia e em outubro de 2017 este objetivo foi alcançado”, explica Milgioransa.
A segunda fase dos trabalhos, executada entre dezembro de 2017 a março de 2018, teve como parte fundamental do plano, a pesquisa de campo com empresas do município para garantir que a real necessidade das cadeias produtivas até então definidas como as mais importantes fossem atendidas. “Nesta fase estava claro que era necessário ouvir o ator principal, considerado o mais importante para este plano, detectar suas demandas, ter a sua percepção dos pontos fortes e fracos do município, mapear a origem das compras e destinos de suas vendas, e outras ações que estão também detalhadas no livro, este ator é o empresário que hoje estão representados aqui pelo Sr. José Carlos que poderá nos contar um pouco da sua experiência em participar deste trabalho”, enfatiza o secretário.
Foram visitadas 37 empresas englobando setores da Indústria, Comércio e Serviços. As entrevistas foram “in loco” utilizando um questionário específico, depois desta etapa os resultados foram compilados e apresentados aos representantes do município, aos empresários e a equipe de trabalho. “Todo o resultado está detalhado no livro”, afirma Milgioransa.
Para finalizar a elaboração do Plano, após todas as análises da pesquisa, com o objetivo geral estabelecido, setores estratégicos definidos, passou-se a descrever os macros objetivos que expressam aquilo que foi construído pela estratégia, ao atuar na realidade de Colombo para promover as mudanças necessárias para a sociedade. “Foram descritos os objetivos específicos e o plano de ação para cada macro objetivo a fim de que o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Colombo alcance os resultados esperados para os próximos 20 anos”, destacou o secretário.
Participaram do evento os secretários estavam de Comunicação Social Waldirlei Bueno, de Administração José Mauri Henemann, de Agricultura e Abastecimento Marcio Toniolo, de Educação Aziolê Maria Cavalari Pavin, de Fazenda Alessandra da Silva, de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho Antonio Ricardo Milgioransa, de Obras e Viação Agnaldo Santos, de Saúde Dr. Antoninho Barth, de Tecnologia de Informação Maurício Oliveira, de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude Paulo César Cardoso, de Planejamento, Orçamento e Gestão Marcio Strapasson, a chefe de Gabinete Vera Pavin Barbosa, o Controlador Geral Edson Município, o superintendente da Regional Maracanã Fábio Schueller, o Superintendente de Segurança e Trânsito Coronel Edson Paredes e o diretor da Regional Maracanã João Dalprá.
Além dos vereadores, Angelo Betinardi, Edson Baggio, Elcio do Aviário, Jerçon Santana, Pelé, Marquinhos do Monte, e Vardão. Também prestigiaram o evento o reitor do IFPR Campus Colombo, Ciro Bachtold, do Senai, Roberto Sgrott, a presidente da Acic, Maria Aparecida Trindade, o representante do Pró-Metrópole, Alexandre Schlegel, da empresa BMV, o diretor-presidente, José Carlos Betenheuser, a gerente da Fiep, Marília de Souza, o presidente da Comec, Gilson dos Santos, os nossos secretários municipais, entre outras autoridades.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário