sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Ação do Outubro Rosa realizou mais de mil exames preventivos

Pacientes também puderam agendar mamografias, além de receberem orientações sobre câncer de mama e do colo de útero.

O mês de outubro é marcado todos os anos por um período de mobilização nacional – conhecido como Outubro Rosa. A iniciativa visa estimular o cuidado à saúde da mulher, com ênfase na prevenção do câncer de mama e do colo de útero.
No sábado, 19, as Unidades de Saúde Básicas (UBS) permaneceram abertas durante todo o dia para oferecer atendimento às mulheres. Ao todo, foram coletados 1.122 preventivos e solicitadas 524 mamografias – superando os números do ano anterior (2018), no qual cerca de 896 coletas haviam sido realizadas.
Além disso, as pacientes participaram de orientações sobre o câncer de mama e do colo de útero, além de sete UBS promoverem atendimento odontológico com consultas e orientações e prevenções da saúde bucal.
O Secretário de Saúde Antoninho Barth, ressaltou a importância do movimento Outubro Rosa, mas destacou que os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças devem acontecer durante todo o ano.
“A Campanha Outubro Rosa sensibiliza as mulheres e visa chamar a atenção para o cuidado à saúde, com destaque ao câncer de mama e do colo de útero e a sua prevenção. Porém, o nosso objetivo é promover uma ação contínua. Ou seja, as equipes vão continuar atendendo e estão preparadas para acolher as mulheres, fornecendo orientações e realizando exames”, disse Dr. Antoninho.
Horário diferenciado
No dia 24 de outubro, a Unidade de Saúde do Guaraituba terá horário estendido para a coleta de preventivos, das 17h até as 20h. Nos dias 10 e 17, as UBS Osasco e Maracanã, respectivamente, também realizaram atendimento com horário diferenciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário