sexta-feira, 8 de abril de 2016

TATUAGENS: AS APARÊNCIAS ENGANAM (PARTE 02) Coluna do Emerson Alves


“Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos"  - João 7:24

Na semana passada falamos sobre o julgar pela aparência. Hoje, vamos mostrar exemplos de como devemos “olhar dentro” das pessoas antes de concluir sobre o caráter dela.
Como havia dito, não devemos julgar as pessoas pelo fato dela ter o corpo cheio de tatuagens, o caráter dela deveria ser medido pelas atitudes. E hoje vou dar dois exemplos clássicos de pessoas que superaram a desconfiança sobre suas aparências e fizeram seu nome ser lembrado através de gerações. Vejam:

                        1 – Rei Davi

Para as pessoas na época, não se apostariam um único real num combate entre Davi e Golias, o “tremendo”, o “valente”, o “gigante” dentre os filisteus. Davi era um rapaz ruivo e franzino. Golias era um guerreiro de 2,90m de altura. E não havia nenhum homem em Israel capaz de enfrentar Golias. Todos morriam de medo de ser dilacerados pelo Gigante. Mas como Davi derrotou Golias ? Ora, a Bíblia nos conta: E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou  … Retirando uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão … Davi correu e se pôs de pé sobre ele; e desembainhando a espada do filisteu acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela. Quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram” - 1 Samuel 17:45-51. E assim, Davi venceu Golias, não com uma pedra, mas com a sua fé em Deus – coisa que faltava em todos os guerreiros em Israel naquela época. Ali ele mostrou que não basta altura, força ou experiência em guerras para ser o melhor. Aparência imponente não vence batalha.

                        Obs.: E lembrando que Davi se tornou rei no lugar de Saul, que à época fora escolhido pelo povo como sendo o “homem mais belo de Israel” - segundo historiadores judeus, Saul era o único homem em Israel que superava os 2 metros de altura, além de ser muito bonito. Mas bela aparência não vence guerra; bela aparência não governa; e sabemos como foi o triste fim de Saul ….

                         2 – Beethovem

O que esperar de uma família de 8 irmãos, onde 5 morrem sem sequer superar a infância? Ludwig Van Beethoven superou tudo isso, e ainda escreveu obras primas da música clássica. E ao ver as fotos históricas, vemos que Beethoven era desprovido de beleza exterior; mas a inspiração para compor era fantástica … E ainda, durante a vida, enfrentou o problema da surdez, mas mesmo quando estava praticamente surdo, ainda compôs maravilhas como a SINFONIA N°.9 EM RÉ MENOR, considerada a sua grande obra-prima (mesmo estando praticamente surdo e no fim da vida). Beethoven não se casou, pois segundo relatos era considerado “feio” para as mulheres da época; mas sua obra mostra-nos o quanto seu interior era lindo e brilhante. Foi sua habilidade em compor que fez de Beethoven o maior gênio da música clássica em todos os tempos, e não sua aparência.

É óbvio que não poderíamos deixar de citar Jesus, só para finalizar nossa dissertação sobre aparência. Como é aceitável para nós que o povo judeu da época tenha mandado Pôncio Pilatos soltar Barrabás ao invés de Jesus? Sabendo que Jesus não havia feito nada que o desabonasse, e sabendo o povo que Barrabás era um ladrão contumaz? Sim, a aparência foi um dos fatores que fez com que o povo pedisse a soltura de Barrabás. Embora estivesse escrito na Bíblia sobre tudo o que Jesus passaria (a troca da vida dele por 30 moedas de prata e a crucificação estão escritos no livro de Isaías, escrito 500 anos antes da sua vinda), em circunstâncias normais, cristo não seria crucificado. E mesmo assim, passado quase 2000 anos da sua morte, o povo ainda escolhe os “ladrões” de boa aparência para deixar à solta nas ruas – em muitos casos, até governando nossos Municípios, Estados e País …

Pense nisso quando for analisar a aparência de certas coisas. Nem tudo que brilha é diamante ! Nem todo homem tatuado é bandido, assim como nem todo homem bem vestido e com o corpo limpo de desenhos é decente. Nem todo baixinho é fraco; e não existe gigante no caminho que você não possa derrubar e seguir em frente. 
Tenho a esperança de que viveremos um dia em um mundo sem preconceitos ou discriminações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário