quinta-feira, 28 de abril de 2016

Prefeitura reduz expressivamente os pontos de alagamentos

Em 2013 foram detectados 55 pontos de enchentes, a prefeitura já solucionou 50 e está trabalhando para resolver os outros cinco focos.

No mês de março fortes chuvas atingiram o município de Colombo causando alagamento em alguns bairros. A pluviometria acumulada no dia 3 de março, foi de 47 milímetros de chuva em apenas 20 minutos. Cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado.

De acordo com o Simepar (Instituto Meteorológico do Paraná) até o dia 11 de março deste ano choveu em Colombo aproximadamente 500 milímetros. Contabilizando uma média de 140 milímetros ao mês.

Por causa da enxurrada, alguns tipos de resíduos são arrastados para o sistema de captação de água e, alguns bairros, sempre são pontos preocupantes. Por isso, desde 2013, a Prefeitura de Colombo vem realizando todas as ações necessárias para minimizar os problemas dos locais mais afetados.

De acordo com a Prefeita de Colombo, Beti Pavin já foram 50 pontos de alagamentos solucionados desde o começo da gestão, restando ainda cinco pontos críticos. “Esta situação poderia estar pior se não fossem as medidas preventivas adotadas pela prefeitura por meio das obras de contenção de enchentes”, enfatizou Beti Pavin.

As ações preventivas que a Prefeitura vem realizando nestes últimos três anos diminuíram expressivamente os pontos mais críticos. Entre as principais obras estão as vias dos bairros Rio Verde, Monte Castelo e Roça Grande. Onde foram realizadas as trocas de manilhas danificadas por manilhas de concreto com diâmetros maiores, instalação de caixas de capitação de água, limpeza de valas e canais, o alargamento do leito de Rio em alguns pontos e o assoreamento.

Tipos de alagamentos
Vale lembrar que existem dois tipos de alagamentos: as enchentes ocasionadas pelos rios sujos e pela drenagem urbana, devido ao dimensionamento das manilhas, manilhas entupidas e danificadas. “O trabalho da prefeitura é constante para identificar o motivo e evitar novos focos de alagamentos”, explica o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki.


Lixo nas ruas
Vale lembrar que algumas ações realizadas no dia a dia ajudam a evitar enchentes. Por isso, é necessário, que as pessoas evitem jogar lixo no chão. “Ao jogar o lixo nas ruas estamos contribuindo para que ocasione o assoreamento dos rios, ou o acumulo de lixo em bueiros”, ressaltou o Secretário de Obras e Viação, Agnaldo Santos. Nas áreas urbanas, a construção de lagoas, parques e o plantio de árvores também podem ser grandes aliados, devido à dificuldade de infiltração da água da chuva no solo.


 

Um comentário: