quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Os 127 anos de Colombo chegaram com a entrega do Memorial Ítalo-Polonês

No dia 05 de fevereiro também foi entregue a Gruta Nossa Senhora da Uva.

Para marcar os 127 anos de Emancipação Política de Colombo, foi entregue no dia 05, domingo, pela Prefeitura Municipal, o “Memorial Itálo-Polonês – Famílias Perin e Puka” e a “Gruta Nossa Senhora da Uva”. Ambos os pontos, estão localizados no Parque Municipal da Uva e agora passam a integrar o Circuito Italiano de Turismo Rural, que também, nesta mesma data, comemorou seus 18 anos.

A entrega oficial destes equipamentos foi feita pela Prefeita Beti Pavin. “É uma grande alegria entregar este memorial, que foi uma doação das famílias que aqui se estabeleceram, para que todos tenham a oportunidade de visitar para conhecer ou reviver a cultura destas pessoas e de seus familiares que muito contribuíram para a história da nossa gente”, disse Beti Pavin que ao lado de autoridades municipais e religiosas descerrou a placa inaugural.

Este patrimônio histórico, que foi realocado do bairro Boicininga para o Parque, possui um significado importante, pois, preserva e valoriza a cultura italiana e polonesa do município. “Este memorial retrata a união das famílias italianas e polonesas. Vamos cuidar e zelar para mantermos viva a história dos antepassados que fizeram de Colombo uma cidade de todas as gentes”, destacou a diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto.

Memorial Ítalo-Polonês

Esta casa histórica, edificada em madeira, de propriedade do senhor Alfredo Perin, mais conhecido por Lelo e sua esposa Rosa Puka Perin é um exemplar único da arquitetura italiana. É de grande valor histórico e cultural para o Município por ser uma casa, a exemplo de tantas outras que já não existem mais, que remete à forma criativa de construção dos imigrantes italianos que vieram viver, morar em Colombo, a partir de 1878. Ela estava edificada, até pouco tempo atrás, na Rodovia Almirante Tamandaré, no bairro Boicininga.

Este imóvel possui nos cômodos Inferiores: 2 salas (de jantar e copa); 2 quartos (do casal e dos meninos) e nos cômodos superiores: 1 quarto (das meninas).

Gruta Nossa Senhora da Uva

A gruta que hoje abriga a imagem de Nossa Senhora da Uva, foi transferida da entrada do Parque da Uva para agora ficar ao lado do Memorial Ítalo-Polonês.

Construída pela Igreja Católica, em parceria com o poder público, ela abrigava a Nossa Senhora das Graças, com a intenção de pedir que Maria, mãe de Jesus, derramasse suas graças a todos os agricultores e caminhoneiros que por ali passassem e fizessem a ela suas preces.

Em fevereiro de 2013, decidiu-se colocar na gruta uma imagem de Nossa Senhora da Uva pedindo que Maria abençoe todos os produtores de uva e vinho, todos os agricultores e motoristas, e toda a população do município.

Exposição

Colombo recebe durante todo o mês de fevereiro uma exposição em homenagem aos antepassados, como parte das comemorações. A Casa da Cultura traz uma mostra dos primeiros registros do cotidiano dos imigrantes italianos no município. 

  Serviço
  “Memorial Itálo-Polonês – Famílias Perin e Puka” e a “Gruta Nossa Senhora da Uva”
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771- Centro – Parque Municipal da Uva

Mais Informações: 41-3656.6423

 Memorial Ítalo-Polonês e a Gruta com a imagem de Nossa Senhora da Uva estão abertos a visitação

 Prefeita Beti, acompanhada dos doadores da casa e dos objetos, descerra a placa inaugural


Nenhum comentário:

Postar um comentário