sexta-feira, 1 de setembro de 2017

DA FÁBRICA DE ATLETAS: O NOVO XODÓ DA TORCIDA ATLETICANA


O Olho no Lance tem um novo colunista, mas ele prefere identificar-se apenas pela alcunha de "Soldado Atleticano". Segue abaixo a primeira coluna do "Soldado".

Por: Soldado Atleticano

Julian Yoiti Suzuki Bicudo, ou simplesmente "Playstation" (apelido dado pelo torcedor) é um dos exemplos atuais oriundos da “Fábrica” de Formação do Furacão e poderíamos ainda citar mais nomes de garotos que estão enchendo os olhos do torcedor Atleticano como Breno, Riuler, Marcos Vinicius, Jacy, Thiago, Demethryus, Renan Lodi, Murilo entre outros. O meio campista do Furacão, já é aclamado como "promessa" pela torcida, por suas empolgantes apresentações no campeonato Brasileiro Sub-20.

O "baixinho" de pouco mais de 1m 60cm e apenas 17 anos, tem demonstrado ser não somente um velocista, mas também um jogador de belos dribles e arremates precisos. Nascido no Brasil, mas criado no Japão, até os onze anos de idade, a nova estrela das categorias de base, deu seus primeiros toques na redonda ainda no continente Asiático, onde chegou a jogar pela seleção estadual da cidade de Chiba (cerca de 40 km de Tóquio). Mas foi em fevereiro de 2012, atuando em uma das várias Escolinhas do Furacão, que foi descoberto pelos olhares da EQUIPE DE FORMAÇÃO da base Atleticana.

No Furacão desde o Sub-15, Julian disputou competições nacionais e internacionais, marcando gols com a camisa do Atlético. O jovem é o reflexo da continuidade do bom trabalho realizado no CT do Caju com a "garotada". E nesse ponto mais aplausos também para o trabalho do DIF e da EXOS, pois é aqui, nessa etapa de “vida” do atleta, que os trabalhos dos departamentos aparecem com mais eficiência visando o futuro.

Falamos das Escolinhas do Furacão, da Equipe de Formação do clube, do DIF e da EXOS. Você está entendendo a função e o empenho destes setores dentro do clube e qual o retorno que eles dão?

Apesar do clube anunciar como visão de gestão o SOUTHAMPTON FC da Inglaterra, visto de fora, a formação dos jogadores da base segue muito próximo ao modelo "La Masia" do FC BARCELONA. O modelo em questão adotado pela equipe Catalã, visa manter o mesmo esquema tático e estilo de jogo, em todas as equipes de base do Clube. O projeto já tem rendido frutos e a equipe conquistou sua primeira Liga Jovem da UEFA Sub-19 (anteriormente Liga dos Campeões Sub-19) temporada 2013-2014. Em final pela Mediterranean International Cup de 2016, o jogo entre Barcelona e Real Madrid Sub-12 teve público semelhante ao presente no Atletiba Sub-20 de 30/08, 1.618 pessoas.

O La Masia que tem como lema, "Usamos o esporte para formar pessoas", foca não somente na formação técnica e profissional dos jovens atletas, mas também em sua evolução mental e como cidadão e no Furacão o padrão não é diferente. Os atletas da base somente são incluídos na equipe principal se estiverem em alto nível em todos os aspectos. Isto contribui para o grande profissionalismo e preparo mental das revelações Rubro-Negras, ao enfrentarem diversidades em campo, pessoais, ou até mesmo a pressão da torcida.

A diferença está somente em números financeiros. O clube espanhol atualmente tem o gasto de 3,3 Milhões de Euros anualmente com o projeto (cerca de pouco mais de 12 Milhões de Reais). O clube Paranaense em 2014 investiu algo em torno de 1,5 milhão de reais, com a formação de novos atletas. Já o São Paulo, atual 19º colocado na tabela, em 2014 investiu aproximados impressionantes R$ 27 milhões.

Estes números enaltecem ainda mais o bom planejamento, administração e principalmente os resultados satisfatórios da base Atleticana. As revelações têm originado grande visibilidade para o projeto no mundo. Prova disto foi a recém-formada parceria, em janeiro de 2017, do Atlético com a Cancun, Escola de Futsal que manteve parceria com o Coritiba durante 16 anos e ajudou a revelar bons nomes para o time profissional.

Com tão bons resultados a ampliação destes projetos é algo que deve ser estudado em breve, para isto é necessário também um maior apoio da torcida Rubro-Negra.

Até que nível somos capazes de chegar? Até onde podemos sonhar? As respostas serão resultados de quanto poderemos investir e do quanto a torcida saberá apoiar, sem queimar novos talentos!  



Golaço da Promessa Atleticana, na Copa do Brasil sub-17 em março de 2016, vitória por 2x1 sobre o Palmeiras. 









3 comentários: