quinta-feira, 10 de maio de 2018

Prefeitura entrega as novas instalações do SAE/CTA

Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento do HIV da Tuberculose/Hanseníase e DSTs está agora no São Gabriel.

A prefeita Beti Pavin entregou à população, nesta quarta-feira, dia 02, o novo espaço físico – que abriga o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do HIV da Tuberculose/Hanseníase e DSTs. “Este espaço faz parte do nosso planejamento para melhorar e oferecer mais condições de atendimento e serviços de saúde para nossos moradores”, disse a prefeita.


Beti Pavin também destacou que “são atendidos mais de mil pacientes no neste Centro, e agora com mais espaço, infraestrutura e o aumento da equipe de multiprofissionais teremos mais capacidade física e operacional para ampliar os atendimentos como ainda fortalecer o importante trabalho de prevenção às doenças”.


A unidade está localizada na Avenida São Gabriel, 2350, no bairro São Gabriel, e contará com 420 metros quadrados de área, contemplando uma quantidade maior de consultórios e as salas de atendimentos e testagem são amplas, podendo comportar uma equipe superior.


Observamos a necessidade de descentralizar os atendimentos e acompanhamentos, que primeiramente eram realizados por meio da Secretaria Estadual de Saúde. E neste endereço estamos facilitando o acesso da população, pois a localização é privilegiada”, ressalta o secretário da Saúde, Dr. Antoninho Barth.


O CTA

Centro de Testagem e Aconselhamento possui uma equipe multidisciplinar para a realização de atendimentos, sendo referência para as Unidades de Saúde e outras instituições, como exemplo, as empresas e escolas, bem como as campanhas e mutirões da cidadania. Além de possibilitar à ampliação das atividades de prevenção e diagnóstico para a população.


Entre os objetivos da mudança de endereço está a redução da incidência da DST/HIV/TUBERCULOSE. “É necessário garantir o direito à cidadania e melhoria de qualidade de vida, além de reforçar o trabalho de prevenção e orientação para a população”, disse a gestora do Núcleo de Assistência Especializada, Kelmy Sampaio.


Com o novo espaço, as equipes do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento também vão aprimorar os serviços do Programa Municipal de DST/AIDS, por meio de ações de prevenção, acompanhamento e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, aconselhamento e diagnóstico de HIV/AIDS e de hepatites B e C, atendendo as recomendações do Ministério da Saúde.


Também participaram da entrega das novas instalações o secretário de Comunicação Social, Waldirlei Bueno, o superintendente da Regional Osasco, Fabio Schueller e os vereadores Edson Baggio e Eurico Braz de Bonfim, representantes da 2ª Regional de Saúde do Estado, além dos servidores municipais da Saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário