segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Atividades desenvolvidas pela COACOL

Fundada em 2014, a COACOL visa estimular a formação de grupos e associações que tenham por finalidade a preservação e divulgação das tradições, da cultura e das artes populares, promover e incentivar a pesquisa, coleta e registro das manifestações artísticas do povo colombense.

A Associação Coletivo de Ação Cultural de Colombo (COACOL) participou na sessão ordinária do dia 04 de setembro e ocupou o espaço destinado à Tribuna Livre para explanar sobre as atividades desenvolvidas pela associação no município de Colombo.

Em sua explanação, o presidente da COACOL, Sílvio Kurzlop, falou sobre os diversos conceitos de cultura. “Cultura é uma palavra genérica que tem vários significados. Para mim, a cultura é a maneira como o povo vive. É a somatória do nosso folclore, das coisas que a gente realmente deseja, a maneira como nos comunicamos com o próximo. Eu acredito que pela cultura conseguimos modificar uma sociedade. Colombo tem uma cultura italiana muito forte que hoje ela representa ¼ do município. A COACOL tenta entender qual é o perfil cultural de Colombo”, declarou.

Em um segundo momento, Kurzlop falou a respeito do órgão, sua missão, visão e valores. Fundada em 2014, a COACOL visa estimular a formação de grupos e associações que tenham por finalidade a preservação e divulgação das tradições, da cultura e das artes populares, promover e incentivar a pesquisa, coleta e registro das manifestações artísticas do povo colombense. “Queremos colaborar com o mapeamento e reconhecimento dos artistas locais do nosso município. Somos colaboradores e incentivadores do turismo. Queremos divulgar e valorizar a identidade cultural do município. Pretendemos organizar um cronograma de ação cultural voltado para as temáticas como a questão afro-brasileira, meio ambiente, infância e melhor idade", afirmou.

Ao finalizar seu discurso, Silvio afirmou que a cultura não é feita apenas do presente, o passado precisa ser analisado e o futuro planejado. Aproveitou também a oportunidade para agradecer a todos pela aceitação do movimento da COACOL no município de Colombo.

O Secretário Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Paulo César Cardoso (Paulinho) agradeceu a parceria e o empenho da COACOL em prol da cultura colombense.

O presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PRB), agradeceu a presença, elogiou e parabenizou o presidente da COACOL pelos trabalhos desempenhados pela associação no município. “O caminho para melhorarmos a sociedade é através da educação, do esporte e da cultura”, enfatizou.

Indicações – Ao todo foram apresentadas 21 indicações feitas pelos vereadores Anderson Prego (PT), Baggio (PTC), Eurico Dino (PR), Elcio do Aviário (PSDB), Gilgera (PSDB), Issa (PTB), Marcos Dumonte (PEN) e Vardão (PSB). Essas indicações foram encaminhadas à Prefeita Municipal, à Secretaria de Planejamento, à Secretaria de Esportes, à Secretaria de Educação, à Secretaria de Governo, à Secretaria de Meio Ambiente, à Secretaria de Obras e Viação, à Secretaria de Saúde, à Secretaria de Urbanismo e à Vigilância Sanitária.

Projeto de Decreto do Legislativo – Foi divulgado o Projeto de Decreto do Legislativo n° 98/2018, de autoria da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento, que aprova as contas do exercício de 2015 do Poder Executivo.

Votos de Congratulações Entregues – O vereador Baggio (PTC) entregou votos de congratulações para a escritora Alice Eduarda Barbosa Gonçalves pela publicação do livro “Vejo Flores em Você”. Também entregou esses votos o vereador Anderson Prego (PT) a COACOL pela realização do Projeto Cultural “Domingo tem Cultura”. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário