terça-feira, 30 de abril de 2019

Colombo recebe Semana Nacional de Museus

Incentivar o debate sobre a preservação do Patrimônio Cultural, mantendo viva as diferentes práticas que oferecem um valor único e simbólico para a região. É com esse intuito que o Museu Municipal Cristóforo Colombo promove uma tarde de discussão no dia 17 de maio, a partir das 14h, em comemoração a 17° Semana Nacional dos Museus.
“Nossa finalidade é conscientizar os agentes e gestores municipais da importância da conservação dos patrimônios culturais existentes em nossa cidade”, ressalta a diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto.
A ação, realizada pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, terá como temática “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.
Durante a programação serão debatidos diversos temas, que envolvem a conscientização e importância da conservação do patrimônio cultural do município – com entrada gratuita a população. O evento também contará com uma mesa redonda e palestras com o Arquiteto Moisés Stival Soares e a Especialista em Gestão de Políticas Culturais Lia Mity Ono, ambos técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A Arquiteta e Urbanista Letícia Nardi, responsável pelo Projeto Patrimônio Cultural – na Região Metropolitana de Curitiba, vinculada à Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos (SMAM) e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) também ministrará uma palestra.
“Gostaríamos de convidar e contar com a presença e participação de todos. Fazendo parte desta necessária e urgente discussão em nosso município”, conclui a diretora do departamento.
Sobre a Semana Nacional de Museus 
A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e contará com programações em museus e instituições de memória em todo o território nacional. O evento tem sido um fator de promoção e valorização dos museus brasileiros, assim como de ampliação do acesso da população à cultura.
Na sua 17ª edição, a ação acontece de 13 a 19 de maio, e conta com a participação de 1.114 museus de todo o país oferecendo ao público mais de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outros.
Serviço
17ª Semana Nacional de Museus
Dia: 17 de maio
Horário: 14h às 17h
Local: Museu Municipal Cristóforo Colombo – Rua Marechal Floriano, 8771, Centro
Mais Informações: 3656-6423/ 6612

Nenhum comentário:

Postar um comentário