segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Programa Municipal de Educação Ambiental é aprovado em Colombo

Vencido por unanimidade, o Programa visa promover um município mais sustentável em relação às questões sociais, educacionais, econômicas, socioculturais e ambientais.
 

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente promoveu na manhã da última quarta-feira, 09, uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Na ocasião, foi realizada a apresentação e aprovação do Programa Municipal de Educação Ambiental – Colombo Sustentável (PEACS).

O objetivo da ação foi acender a discussão através de uma consulta pública do PEACS, que se tornará uma valorosa ferramenta para a busca de uma Colombo sustentável. Inicialmente foi realizada uma apresentação pelo Prof. Dr. Valdir Nogueira, consultor da empresa Tser, e posteriormente foi aberta a palavra aos representantes do Comitê Gestor de Educação Ambiental (COMGEA) e membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONMACO) e demais convidados, – com a participação da representante do Ministério Público, Srª Wanderleia Coelho, que trouxe contribuições para o documento.

O PEACS foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, já prevendo uma atualização para o 1º semestre de 2018. De acordo com o Secretário da pasta, Evandro Busato, as reuniões do CONAMCO são importantes e possuem calendário aprovado para todas as segundas quartas-feiras de cada mês, contando com a com composição paritária, ou seja, 50% sociedade civil e 50% poder público.

“As reuniões são públicas e são debatidos assuntos relacionados aos aspectos e demandas ambientais do município. Então procedimentos como o de hoje, com a aprovação Programa Municipal de Educação Ambiental – Colombo Sustentável visa tornar o processo de gestão ambiental da cidade mais participativo e democrático”, destacou Busato.

Participaram também da reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente representantes do Comitê Gestor de Educação Ambiental (COMGEA), membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONMACO) e demais convidados, com a participação da representante do Ministério Público (CAOPMA/MP-PR) Wanderleia Coelho, servidores da Secretária de Meio Ambiente, representantes da Universidade Federal do Paraná e da empresa de consultoria Tser.

Sobre o Programa Municipal de Educação Ambiental – Colombo Sustentável

O Programa tem como base as Diretrizes Curriculares Municipais de Educação Ambiental (2017), que foi elaborado em conjunto com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação do município, tendo como concepção básica uma Educação Ambiental voltada a sociedades sustentáveis.

São apresentados princípios, diretrizes e objetivos que orientam as linhas de ações, quanto a metas e estratégias a serem efetivadas nos processos educativos, em conexão com as especificidades da realidade municipal de Colombo, quanto a questões sociais, educacionais, econômicas, socioculturais e ambientais.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Foto: Divulgação/ PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário