sexta-feira, 15 de setembro de 2017

TORCIDA ÚNICA SERIA A SOLUÇÃO?



Nos últimos dias a diretoria do Atlético tem estado na mira de discussões a respeito de atitudes que a mesma seriam um meio de prevenção a violência nos estádios.

Muitos defendem que o clube deveria ser mais brando e exigir menos dos torcedores, outros acham que o clube deveria ser mais rigoroso do que já tem sido.

Em meio a todas essas discussões e tentativas de ambos os lados de defenderem suas opiniões e razões, não podemos negar que mesmo contra a vontade de alguns, o clube tem buscado formas de manter a paz e o respeito dentro da Arena da Baixada. 
Infelizmente, no último Atletiba, vimos novamente uma cena lamentável, onde um vândalo em meio a torcida do Coritiba, tentou destruir uma cadeira no estádio Atleticano, fora outras atitudes e tentativas de destruição do patrimônio do clube não mostradas no vídeo veiculado publicamente.

O que acho interessante é que mesmo “espremendo” e buscando novas alternativas para evitar problemas corriqueiros, ainda assim, alguns bandidos disfarçados de torcedores insistem nas mesmas atitudes, prejudicando não só a si mesmos, mas as instituições e a sociedade em geral, que muitas vezes fica privada de seus lazeres favoritos.

Em vista do acima exposto pergunto a você: Seria a “Torcida Única” nos estádios a melhor saída para se conter ainda mais os atos de violência não só dentro dos estádios, mas fora deles também, principalmente em dia de jogos importantes como clássicos, por exemplo?

Muitos acham que o futebol perderia a magia havendo uma torcida apenas, outros dizem que se sentiriam mais seguros. 

Minha opinião? Sou a favor de torcida única! Evitaríamos muitos dissabores, prejuízos financeiros para os clubes e para o “Estado”. Os confrontos desnecessários seriam reduzidos ao menos pela metade. Menos ônibus apedrejados, menos pessoas feridas, menos diversos atos de vandalismos grotescos que vemos continuamente.

Em São Paulo o sistema de torcida única foi adotado nos grandes clássicos e por incrível que possa parecer foi eficaz mesmo não tendo aprovação de clubes e parte da torcida. Ressalta-se ainda que a entrada de bandeiras e adereços estavam proibidos até o mês de agosto nos estádios de São Paulo, quando a Secretaria de Segurança Pública resolveu baixar um pouco a guarda e liberar alguns itens das Organizadas, após a assinatura de um termo de compromisso das torcidas com o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Federação Paulista de Futebol (FPF). Até o momento foram 29 jogos desde a implantação do sistema de Torcida única desde abril de 2016.

Matéria da Folha de São Paulo de abril/2017:

“A medida foi muito proveitosa. O número de ocorrências de brigas diminuiu e a quantidade de crianças e famílias nos estádios aumentou”. Afirmou Paulo Castilho, promotor do Juizado Especial Criminal de São Paulo.

Segundo dados da Tropa de Choque, em 2016 em 4 clássicos houveram 6 brigas, com a nova política de segurança, nenhum incidente foi registrado nos 6 primeiros clássicos do ano pelo estadual, ressaltando ainda que a média de público aumentou em 38% nos estádios neste ano.


Veja mais em:  FOLHA
E VOCÊ? QUAL SUA OPINIÃO?
SE POSSÍVEL UTILIZE A OPÇÃO COMENTÁRIOS AQUI DO POST E DEIXE SUA OPINIÃO....

VÍDEO DO VANDALISMO NA ARENA


3 comentários:

  1. Na situação de hoje ,sou totalmente a favor de torcida unica em clássicos!!Perde um pouco o brilho ,mas evitará muitas situações complicadas ,dentro e fora dos estádios!(Rogério F.Seixas)

    ResponderExcluir
  2. Acho válido! Com certeza diminuiria os atos de vandalismo

    ResponderExcluir
  3. Concordo! Diminuiria atos De vandalismo.

    ResponderExcluir