sexta-feira, 30 de março de 2018

Projeto de Varrição começa em Colombo

Os primeiros bairros contemplados com a ação são: Osasco, Maracanã, Guaraituba e Centro; objetivo é de intensificar o trabalho de drenagem e limpeza pública.

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Meio Ambiente iniciou na segunda-feira, 19, o Projeto de Varrição no município. A ação conta com o planejamento e adequações do Plano de Trabalho, promovendo a integração dos varredores, incluindo capacitação operacional e informações sobre a segurança do trabalho e recursos humanos.

De acordo com o Secretário da Pasta, Evandro Busato, neste primeiro momento, a limpeza acontecerá em bairros programados e nas principais ruas, para avaliar o andamento do projeto. “Os benefícios são inúmeros, principalmente para a população, já que buscamos intensificar o trabalho de drenagem urbana e limpeza pública. Além de contribuir com a saúde no município, evitando que os resíduos que são retirados sejam acumulados em bueiros ou entupam os pontos de drenagem – ocasionando enchentes”, explicou.

Ao todo são 17 funcionários varredores, que executarão as limpezas – nos bairros Osasco, Maracanã, Guaraituba e Centro. Os serviços contam com a varrição, raspagens das guias e sarjetas ao longo do trecho dos itinerários e remoção dos resíduos de todas as lixeiras instaladas nas vias públicas.

Além do recolhimento de resíduos, como o transporte e a destinação de materiais sólidos como areia, pedrisco, material vegetal, papéis, plásticos e outros resíduos que podem prejudicar o escoamento das águas pluviais nas guias, canaletas, sarjetas e bocas de lobo.

“Os varredores são moradores de Colombo. Por isso, além de melhorar a qualidade de limpeza da cidade, existe a oportunidade de novas vagas de emprego. A intenção é aumentar o número de varredores até o final do ano. E, intensificar o Plano de Trabalho, em parceria com a Transresíduos – empresa terceirizada – para que esse trabalho seja efetivo e permanente e que consiga levar mais qualidade aos bairros contemplados”, destacou Busato.

O colombense e morador do Jardim Eucalipto, Rosemar Mendes dos Santos, estava desempregado a mais de três anos e conseguiu, atuando como varredor no projeto, o emprego que necessitava. Já Vanderlei José Rodrigues da Silva, morador do bairro Guaraituba e desempregado a mais de um ano, viu no projeto a oportunidade de um emprego garantido com carteira assinada.

Outros serviços

Além da varrição, o Departamento de Resíduos possui também atribuições como coleta seletiva, coleta de carcaça de animal, coleta de grandes volumes (sofá e móveis velhos, eletrodomésticos), Eco pontos de pneus inservíveis, Eco pontos de resíduos especiais (óleos usados, pilhas, baterias), entre outros.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Robson Aleixo/ PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário