quarta-feira, 13 de maio de 2020

Terceira fase da vacina contra a influenza iniciou segunda, dia 11

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas no pós-parto até 45 dias, pessoas com deficiência, professores e adultos de 55 a 59 anos estão entre os grupos prioritários.

O início da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza – acontece nesta segunda-feira, dia 11, nas 25 Unidades Básicas de Saúde. A primeira etapa acontecerá de 11 a 17 de maio – e será voltada para a crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas no pós-parto até 45 dias e pessoas com deficiência.
Já a segunda, no período de 18 de maio a 5 de junho, irá incluir pessoas de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas. “Vale lembrar que foi cancelado o Dia D – pelo Ministério da Saúde, para evitar aglomeração de pessoas – devido à pandemia de Coronavírus”, ressalta o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth. A vacina protege contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil, os vírus influenza A(H1N1), A(H3N2) e Influenza B.
Sintomas da Gripe
“Lembramos que os sintomas da gripe são semelhantes aos do Coronavírus, e por isso fizemos mudanças que visam reduzir a carga de circulação da doença, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, ressaltou Barth.
Outras formas de prevenção contra a gripe são: a adoção de boas práticas de higiene, como por exemplo, lavar as mãos com frequência com água e sabão; Evitar tocar os olhos boca e nariz após contato com superfícies; Não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz, com lenço descartável ao tossir e espirrar e manter os ambientes sempre arejados e ventilados.
Confira como será a próxima fase de vacinação
1ª etapa: de 11 de maio a 17 de maio
Grupos prioritários: Crianças de 06 meses a menores de 06 anos
Pessoas com deficiência
Gestantes
Puérperas até 45 dias
2ª etapa: 18 de maio a 05 de junho
Grupos Prioritários
Adultos de 55 a 59 anos de idade
Professores das escolas públicas e privadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário