terça-feira, 17 de maio de 2016

As duas mãos de Petraglia!!! Por Francisco Antonio Renisz

Essa coluna foi originalmente escrita em 2014 pelo Renisz, um Atleticano ao qual tenho um grande apreço, tenho uma grande amizade e muito respeito.
Após o titulo e o avassalador sucesso do UFC na Arena, resolvi publicar essa coluna acompanhada de uma imagem de 1980 da revista Placar, que decretava em suas páginas o "fim" do Clube Atlético Paranaense. Um comparativo do que era o Atlético e no que Petraglia transformou o Furacão de tantas glórias nos últimos 20 anos.

Vale a leitura.


Gostaria de expressar aqui a opinião de um simples atleticano, que não possui titulo de Dr., pessoa de classe média-baixa financeiramente e que passa muito, mas muito longe da Academia Brasileira de Letras. Porém, como muitos, integrante dessa Nação que torce e tem por paixão o Clube Atlético Paranaense. Após essa breve apresentação, vamos ao que interessa.

Nos últimos anos, me envolvi na política rubro-negra, como um atleticano Petraglista, admirador e grato por tudo que fez de 95 para cá em benefício do CAP. Acabei por me aproximar de MCP e a fazer parte de sua tropa de choque com o objetivo de reconduzi-lo ao Clube e estancar a hemorragia causada pela Gestão “Mais Chuteiras”. O que de minha humilde opinião posso lhes dizer quanto ao que constatei sobre Mario Celso Petraglia, agora vou lhes relatar.

Vejo MCP como uma pessoa que possui duas mãos bem distintas uma da outra, uma “abençoada” a outra “maldita”.

A mão abençoada é a que, em tudo que toca vira ouro, seus valores familiares e morais, empreendedorismo, visão de negócios altamente diferenciada, arrojada, que o remetem ao homem de sucesso reconhecido, portanto irei me restringir a esse breve comentário do seu melhor... Infelizmente as pessoas gostam de se concentrar e dar mais atenção aos erros dos outros do que as virtudes.

A mão maldita, essa mão faz de Petraglia vítima e refém de seu sucesso empresarial e capacidade diferenciada, ela faz com que muitos que dele se aproximam, queiram aproveitar a onda por ele criada, pra pegar jacaré aproveitar o embalo e como ele se dar bem... Longe de mim dizer que isso é errado, seria muita burrice não aproveitar todo esse potencial. O problema é que diferente das pessoas corretas e de bem, que ao discordar em algum aspecto com ele, podendo até deixar a parceria devido a divergência, sabem separar as coisas e levar em consideração o objetivo do empreendimento envolvido, mais do que benefícios pessoais, como exemplo o CAP, são capazes de se afastar em benefício do Clube mais que os seus em particular, entendendo ser MCP a pessoa mais qualificada para gerir o Clube.

Infelizmente nesses anos, pessoas como acima citadas identifiquei poucas, o que mais vi foram gente mesquinha, pilantras de todo naipe, oportunistas e aproveitadores que colocam seus benefícios pessoais acima do Clube, pessoas que ao receber o primeiro “não” se transformam no pior dos inimigos, passam a engrossar a fileira da matilha a ladrar para a caravana, capazes dos mais baixos atos como se aliar a inimigos declarados da instituição Clube Atlético Paranaense e fornecer armas para prejuízo do Clube, tudo visando atingir MCP.

Para alcançar seus objetivos MCP é prático, não existe meio termo, isso mais cedo ou mais tarde conflita com interesses alheios, antes de criticar o porquê de tantos se afastarem ou serem afastados da caravana, devemos no mínimo buscar entender os reais motivos, sabendo que não encontraremos nas extremidades e periferias do CAP, local em que orbitam aqueles que ficam a espreita buscando o menor sinal de erro para potencializar, caluniar e utilizar-se da premissa de que uma mentira 1000 contada torna-se verdade e assim inflar aos tolos, pessoas apaixonadas pelo Clube, porém com pouca visão ou mesmo visão distorcida dos fatos, a realidade só encontrarão, nas entranhas, no olho do Furacão.

Eu, esse simples apaixonado pelo CAP que vos fala, acabei me afastando, não aguentei muito tempo, por me decepcionar demais com esse universo e principalmente por questões graves de saúde pessoal que enfrento até hoje, na esperança de poder ver ao menos a inauguração da nossa amada ARENA. Sempre busquei com sacrifícios investir em minha paixão, comprei a ideia e de 95 pra cá vi resultados e aprovo o investimento, paguei até carnê para ajudar na transformação da antiga baixada em Arena, aguentando a provocação dos caixas de bancos coxas e parasitas, ops... paranistas. Tenho 2 cadeiras, gostaria de ter mais 3 para poder garantir o acesso ao jogos de toda minha família, eu , minha esposa e nossas 3 filhas, infelizmente não possuo essa condição, então vamos nos revezando.

Mesmo se algum dia não tiver condições de manter minhas cadeiras, continuarei apoiando o projeto de MCP, pois mais que qualquer coisa o que me importa e realmente me fará feliz, é ver meu amado Furacão bem, ele estando bem sei que estarei também, pois de nada me adianta poder ir a todos os jogos se o CAP não se tornar Gigante diante de seus adversários.

Se antes de me envolver assim, tinha MCP como ídolo, muita gratidão pela liderança e visão para tirar esse amado Clube, da condição de falência em uma das maiores potências do futebol Brasileiro e muito em breve das Américas.

Sei o quanto ele deve estar desgastado e admiro por demais sua garra para suportar tanta pancada e falta de visão dos que lhe atacam, mas não é homem de deixar um projeto inacabado, merece terminar sua obra, dai poder descansar e aproveitar a vida que lhe resta, de forma merecida, vitorioso como foi em toda sua vida, bem longe do mal agouro dos invejosos,porém atento quanto aos oportunistas, estes quer queiram ou não, vão ter que chupar essa manga.

Sabedor de que o CAP estará protegido dos oportunistas incompetentes, pois independente de FUNCAP, se algum dia outro segmento diferente da filosofia CapGigante voltar ao poder, um exército de atleticanos estará atento e ao 1º sinal de buscarem a descontinuidade do crescimento do Clube Atlético Paranaense, não terão paz, se preciso for serão arrancados a força deste Clube que nunca mais será ingênuo de ficar a mercê de gente baixa e interesseira, pois esta crescendo e atingiu maior idade aos 90 anos, logo... será Gigante.

Mais uma vez, obrigado Petraglia por não ter desistido do CAP. SRN!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário