quinta-feira, 19 de maio de 2016

Parque da Gruta do Bacaetava é reaberto para visitações

Em comemoração ao 16º aniversário do Parque Municipal Gruta do Bacaetava, a prefeitura de Colombo realizou nesse sábado, 14 de maio, a reabertura do parque para visitantes com a entrega de obras de reforma do parque. A Gruta do Bacaetava já recebe visitas desde o século XIX, quando foi descoberta por acaso pelo imigrante italiano Antônio Gasparin, que morando no local preparava a terra para o plantio. Depois disso, o local passou a ser dos filhos de Gasparin, que repassaram à Igreja Matriz de Colombo, que por sua vez também à doou para a Santa Casa de Misericórdia.

O local então foi vendido para a Prefeitura, que fundou o Parque Municipal Gruta do Bacaetava, hoje, um orgulho para o município. Hoje, a Gruta do Bacaetava constitui o patrimônio espeleológico mais importante da região. Ela encontra-se registrada no Cadastro Nacional de Cavidades Naturais Subterrâneas da Sociedade Brasileira de Espeleologia. O primeiro registro formal do local data de 1889, quando em Sebastião Paraná, é relatada a visita do amigo Olympio de Sá, antigo morador da região, à caverna. Anos depois, o livro “O Município de Colombo”, do historiador Sebastião Ferrarini, destaca que “a caverna mais visitada em Colombo e uma das principais existentes no Paraná é a de Bacaetava, que se localiza em bairro de mesmo nome".

A Gruta tem aproximadamente 600 a 700 milhões de anos, e encontra-se ainda em formação, devido a presença do rio no interior da gruta, ao constante gotejar e ao escorrimento de água no teto e nas paredes da caverna. A água que goteja do teto é saturada de bicarbonato de cálcio. Com a evaporação de cada gota d’água, precipita-se o carbonato de cálcio que concentra diversas substâncias como sílica ou argila, ficando suspenso primeiro no teto depois no piso, criando crostas em formato cilíndrico ou cônico. À crosta pendente no teto dá-se o nome de estalactite e a que se eleva do solo é denominada estalagmite. Após vários anos, estalactite e estalagmite se fundem formando belíssimas colunas.

Para o secretário da pasta do Turismo, Antonio Ricardo Milgioransa é expressivo o número de visitantes ao longo do ano, por isso a necessidade de melhorar o atendimento aos visitantes. “As obras são importantes para atendermos melhor o nosso visitante, fortalecendo nosso Circuito Italiano de Turismo Rural e revitalizando as nossas instalações. Assim, será possível mantermos um bom atendimento e preservar a natureza do nosso parque”, ressalta.  As obras contemplam serviços de troca de portas na recepção, troca e manutenção de tubulação elétrica e hidráulica para a instalação de bebedouros e split de teto na sala de vídeo, reforma dos banheiros e lavatórios e a construção de depósitos de materiais.

Na área externa, houve a revitalização nas calçadas de paralelepípedos e as churrasqueiras foram reformadas com a finalidade de atender um grupo maior de pessoas e também servir de posto de atendimento. O parque foi inaugurado em maio de 2000 e abriga um acervo vivo de mata nativa da região. O departamento informou que em 2014, entre janeiro e novembro, o parque recebeu aproximadamente 23.017 mil visitantes, tendo em média 2.100 mil ao mês. “Queremos que os nossos turistas, que prestigiam o nosso município, visitando o Circuito Italiano, sejam bem recebidos, que possam contar com uma estrutura de qualidade para passar o dia em nossa cidade”, enfatiza a prefeita Beti Pavin.

Fonte: BIC (Blog Ivan de Colombo)




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário