quinta-feira, 16 de junho de 2016

PALAVRA DO PRESIDENTE LUIZ SALLIM EMED

Sou um privilegiado. Ainda no início da minha gestão, já tive a alegria de ver o Atlético Paranaense conquistar o título máximo do futebol paranaense, com uma vitória inconteste e triunfal sobre nossos adversários e triunfal contra nosso principal oponente e mais, na casa dele, além de chegar à final de uma importante disputa nacional como a Primeira Liga.

Neste momento feliz, reforço a convicção íntima de todos nós: Como é bom ser atleticano! Eu me lembro de quando comecei a torcer pelo Atlético. Você se recorda? De quando começou a amar a combinação das cores vermelha e preta? Da sensação especial de começar a torcer pelo “Furacão”? De perguntar aos mais velhos o que esse belo apelido significava, e vê-los encherem o peito para contar a maravilhosa história de 1949?

Lembra da paixão avassaladora da torcida nos primeiros jogos a que assistiu na nossa querida Baixada? Se você é experiente como eu, reconhece que naquela época o nosso clube era modesto. Mas você deve se recordar de sentir no fundo do coração que ele ainda ia realizar grandes feitos.

E olhe como esse sentimento se realizou! Essa mesma intuição tiveram os líderes corajosos que assumiram a responsabilidade de nos trazer até aqui, como o presidente Mario Celso Petraglia, um administrador nato e visionário que tanto fez e ainda faz pelo Atlético Paranaense, e que nunca se curvou diante de todos os desafios que enfrentou. Por tudo isso, hoje, ser presidente do clube que amo é um enorme orgulho e uma responsabilidade maior ainda. Continuo sendo o torcedor que sempre fui. Mas não adianta mais só gritar das arquibancadas — tenho de cobrar de mim mesmo! Tenho sempre em mente minhas palavras de campanha: ‘Seremos campeões dentro de campo como somos fora dele’.  E tenho motivos para ser confiante: conheço a grandeza do clube que escolhi para torcer lá atrás, quando percebi o espírito guerreiro que havia nesse time.

O torcedor atleticano, com toda a razão, é ansioso e exigente. Eu sei bem como é difícil controlar uma paixão tão grande. Somos tão apaixonados que nos tornamos cada vez mais acostumados às conquistas, querendo mais e mais. Mas uma árvore começa a dar frutos muitos anos depois de plantada. Mesmo quando o solo é bom, o clima é favorável e a semente é excelente, é necessário esperar um pouco para colher os frutos.

A história do nosso rubro-negro nos ensinou que nada se conquista por acaso. A paixão tem de ser sustentada por muito trabalho fora do campo, essencial para os resultados dentro dele. É com o trabalho nos bastidores, no suor do dia a dia, que construímos um clube campeão. Assim, o presidente Petraglia entregou à nossa diretoria a tarefa de tocar adiante o megaprojeto CAPGigante, contendo as premissas e o plano de ação para vencermos os próximos desafios e atingirmos o sonho de ser CAMPEÕES DO MUNDO.

Como já disse um poeta, o sonho é a parte mais importante da realidade. O CAP Gigante que estamos construindo começou a ser sonhado em 1995 e continua em construção. Quem antes treinava na região pantanosa do Pavoc, muitas vezes não tinha onde jogar e patinava na segunda divisão, com uma dívida de mais de 5 milhões de dólares, teve de ser sacudido por ventos visionários. E foi essa visão de futuro que nos fez chegar até aqui, e ainda nos levará muito além.

Atualmente, quando nos reunimos no melhor estádio do Brasil com dezenas de milhares de outros atleticanos que compartilham o mesmo sentimento, gritamos de alegria e sabemos que todos entendem por quê. Não importa se há oito décadas ou um mês, todos sabemos que torcemos para um clube campeão muito além das quatro linhas.

A boa notícia é que a hora de colher os frutos chegou! Claro que já tivemos bons resultados ao longo desse projeto. Mas o melhor ainda está por vir! Boa parte do enorme trabalho de preparação foi feito. Agora temos tudo para ver a realização dos nossos maiores sonhos. Com a estrutura do clube consolidada, restou-me o privilégio e a responsabilidade de administrar o que todos nós amamos: o futebol e os títulos que virão.

E as etapas desse trabalho serão compartilhadas neste site para saciar a sede de informação de todos os que acompanham o Atlético, 24 horas por dia. Para continuarmos ousando cada vez mais, preciso de você, de seus sonhos, de sua torcida. ASSOCIE-SE, tornando-se um Sócio-Furacão. Demonstre seu orgulho de torcer para o Furacão que já varreu as Américas e nos próximos anos vai conquistar o mundo, participando mais da vida do Atlético. Inspire-se na lição do presidente americano John F. Kennedy: “Não pergunte o que o Atlético pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer pelo Atlético”.

E pode sonhar com as conquistas, pois elas serão cada vez maiores e mais frequentes. E serão suas: ser atleticano é sentir-se campeão sempre.

Foi você, sócio e torcedor, que fez o maior clube de futebol do estado se tornar também um dos maiores do Brasil. Quando nossos jogadores vestem a camisa que só se veste por amor, representam todos os que trabalham para a grandeza do CAP Gigante que queremos. E, naquele momento tão esperado da vitória, quando eles erguerem a taça e as lágrimas escorrerem dos seus olhos, você estará sorrindo por dentro, dizendo a si mesmo: — Eu já sabia!

E estará certo. Todos nós sabemos. Porque todos nós somos o Atlético Paranaense.

LUIZ SALLIM EMED
Presidente do Conselho Administrativo do Clube Atlético Paranaense


Um comentário:

  1. Sr. Presidente,

    Estamos chegando a um terço do campeonato brasileiro e até agora nenhum sinal de reforços para o time...
    Não vou mais pedir contratações, vou pedir apenas uma coisa...
    A torcida do Atlético e os sócios precisam de sinceridade...
    Se o Atlético não tem condições financeiras de contratar jogadores para a continuação do campeonato, venha a público e informe a torcida, para que não sejam guardadas esperanças... Assim pelo menos saberemos que iremos lutar pra não cair, e só... Sem exigir mais do que este time pode oferecer...

    ResponderExcluir