sábado, 2 de março de 2019

Colombo contará com novo Sistema de Tratamento de Resíduos Sólidos

O Consórcio intermunicipal vai implantar o tratamento de resíduos sólidos próximos as estações de transbordo nos maiores centros geradores de resíduos, dessa maneira reduzirá a distância percorridas pelos caminhões de coleta.

“É um método que é capaz de aprimorar as atividades voltadas ao manejo adequado de resíduos, garantindo um destino ambiental correto e seguro para todos”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.
A abertura do Edital para implantar o novo Sistema de Tratamento de Resíduos Sólidos acontecerá no dia 25 de março de 2019, às 9h30, no Auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, à Avenida Manoel Ribas, 2727, Bloco “G”, Curitiba, Paraná.
Uma das metas é atender ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos e reduzir o uso de aterros sanitários. A Prefeitura de Colombo participa por meio da Secretaria de Meio Ambiente. “Atualmente os resíduos são levados ao aterro sanitário localizado em Fazenda Rio Grande. Com a aplicação do novo sistema, a meta é reduzir em 10 anos, cerca de 90% o uso do aterro”, explica Busato.
Além da triagem mecanizada do que é levado pela coleta domiciliar, a fim de dar aproveitamento para materiais que seriam recicláveis e que podem gerar CDR (Combustível Derivado dos Resíduos). “Esse material orgânico passaria também por processos de compostagem e biodigestão, assim somente o rejeito seja destinado ao aterro”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente.
A iniciativa ainda visa atender ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos e reduzir o uso de aterros sanitários. A Licitação do Consórcio Intermunicipal para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (CONRESOL), do qual o município de Colombo é ente consorciado, tem como principal objetivo recuperar os materiais, além de possibilitar a geração de energia em Colombo, por meio da instalação de uma unidade de triagem mecanizada e de tratamento.
O prazo de operação do novo Sistema, será de 25 (vinte e cinco) anos, contados a partir do recebimento da Ordem de Início dos Serviços expedida pelo CONRESOL, podendo ser prorrogado por até mais 05 (cinco) anos, em caso de prorrogação do contrato, na forma da lei.
Eleição
Aconteceu no dia 30 de janeiro a eleição do presidente do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos (Conresol) para o mandato de 2019 a 2021 – no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba, durante a 43ª Assembleia Geral. Na ocasião, o prefeito de Curitiba Rafael Greca foi eleito presidente do Conresol e o prefeito de Mandirituba, Luís Antônio Biscaia, vice-presidente.
Sobre o Consórcio
O consórcio é formado por 23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Abrange uma área de mais de nove mil quilômetros quadrados, com três mil habitantes.
Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Quatro Barras, Quitandinha, Piên, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
Informações Complementares: 
O Edital encontra-se à disposição dos interessados na sede do CONRESOL, situado na Avenida Manoel Ribas n.º 2.727, bloco G – Mercês – Curitiba – Paraná; ou no site http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/smmaconsorcio-intermunicipal-para-gestao-dos-residuos-solidos-urbanos/132.
 O Estudo de Viabilidade Técnica e Econômico Financeira do projeto (modelo de referência) encontra-se disponível no site http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/smmaconsorcio-intermunicipal-para-gestao-dos-residuos-solidos-urbanos/132.

Nenhum comentário:

Postar um comentário