sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Programa de Aquisição de Alimentos distribui mais de 200 toneladas de hortifrútis

O programa conta atualmente com 94 produtores rurais credenciados, sendo mais de 40% mulheres

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, é mais uma alternativa disponibilizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura em parceria com o Ministério da Cidadania, para incentivar a produção agrícola familiar, ao mesmo tempo que facilita o acesso à alimentos saudáveis e seguros para a população.
De acordo com os últimos dados divulgados pela pasta, no período de 2018/2019, já foram compradas e distribuídas cerca de 198 toneladas de produtos convencionais e 17 toneladasde orgânicos. Ao todo, são 48 locais contemplados, atendendo aproximadamente 7.000 pessoas.
Com uma variedade de 29 tipos de hortifrúti, a compra é feita semanalmente através dos agricultores do município. “São entregues kits para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional para 31 entidades socioassistenciais e filantrópica de ensino”, revelou o secretário Marcio Toniolo.
A iniciativa é benéfica ainda para aqueles que vendem, como o agricultor Cleiton Slongo, que destaca a importância do programa para seu dia a dia. “Participo a bastante tempo e posso dizer que é um programa inovador, que está trazendo diversas mudanças na forma como trabalho, além de incentivar a produção local com a compra dos nossos produtos”, concluiu.
O programa conta atualmente com 94 produtores rurais credenciados – sendo mais de 40% mulheres. Já o valor investido pela Prefeitura e o Ministério da Cidadania em compra direta da agricultura familiar passa dos R$ 500.000,00 gastos com a compra dos hortifrútis e na logística de recebimento, montagem e entrega dos kits nos diversos locais espalhados pelo município.
Como participar
As instituições interessadas em se credenciar para receber os hortifrútis precisam estar registradas em algum dos Conselhos Municipais (Assistência Social, dos Direitos das Crianças e Adolescentes, dos Direitos da Pessoa Idosa). Maiores informações entrar em contato com o Departamento de Abastecimento, telefone 3656-2490.
Já os agricultores ou agricultoras que buscam se credenciar, existe a necessidade de aguardar a abertura de um novo chamamento público, já previsto para as próximas semanas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário