domingo, 15 de março de 2020

Tribuna Livre alerta para o Dia Mundial do Rim

Para falar sobre esse tema, participaram da Tribuna Livre da sessão ordinária da terça-feira (10), o presidente da Associação Parceiros do Rim, Nilton do Rim, e o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Antoninho Barth. Na quarta-feira (12) foi comemorado o Dia Mundial do Rim que, este ano, tem como tema central “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!”. O objetivo desta data é reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo
Na Tribuna Livre da sessão ordinária realizada na terça-feira (10), o presidente da Associação Parceiros do Rim, Nilton do Rim, e o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Antoninho Barth, falaram a respeito da prevenção as doenças renais. O município de Colombo tem, atualmente, cerca de 100 pacientes em tratamento renal. No domingo (15/03) será comemorado o Dia Municipal do Rim, data estabelecida pela Lei 1.002/2007.
O primeiro a utilizar a Tribuna Livre foi o presidente da Associação Parceiros do Rim, Nilton Luiz Carneiro de Mello (conhecido popularmente como Nilton do Rim. Ele ressaltou a importância da realização do exame de creatinina e da conscientização da população sobre a prevenção da doença renal. “O número de portadores de doenças renais aumenta a cada ano e com uma taxa crescente de mortalidade. Muitos pacientes morrem muito antes de receber o diagnóstico. Em Colombo temos, atualmente, 100 pacientes que estão fazendo tratamento. A cada 10 brasileiros, 1 apresenta problema renal. Quero destacar a importância da prevenção e da realização do exame da dosagem de creatinina. É um exame simples e barato que pode salvar vidas. Através do exame da creatinina no sangue é que se pode avaliar se o rim está funcionando adequadamente, bem como investigar possíveis doenças renais”, enfatizou.
Na sequência, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Antonio Barth, elogiou o trabalho realizado pelo Nilton do Rim no município de Colombo. “O Nilton do Rim, como é conhecido, é colombense que mais trouxe progresso nessa área da saúde para o município nesses últimos anos. Com o trabalho que é realizado, além de proporcionar um melhor atendimento as pessoas que necessitam realizar hemodiálise, ele tem contribuído com uma enorme economia financeira para a Secretaria de Saúde desde que a hemodiálise foi instalada aqui na cidade”, enalteceu Dr. Antoninho. Ele também destacou que a prevenção é o melhor caminho. “Precisamos fazer com que os colombenses comecem a pensar diferente. Um levantamento feito recentemente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi constatado que de cada 100 colombenses que são afetados por derrame ou infarto, 80% tem problema de pressão alta e de diabetes. E quase todos aqueles colombenses que fazem hemodiálise tem ligação direta com a diabetes. São inúmeros os fatores que causam problemas nos rins, mas a diabetes é, sem sombra de dúvidas, a principal delas. A diabetes e a pressão alta são grandes vilões”, alertou.
As doenças renais crônicas costumam ser assintomáticas no começo e muitos pacientes recebem o diagnóstico tardiamente, quando o principal tratamento já é a hemodiálise, método pelo qual o sangue é filtrado artificialmente por meio de um aparelho ou transplante em estágios avançados da doença. Por isso é tão importante falar sobre o assunto e conscientizar a população a buscar prevenção. Entre 8% e 10% da população adulta tem algum tipo de dano nos rins e a cada ano milhões de pacientes morrem prematuramente de complicações em decorrência da DRC. A doença não apresenta sintomas específicos, o que dificulta o rápido e preciso diagnóstico. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) indicam que o número de doentes renais no Brasil dobrou na última década. Outro alerta é que mais de 70% dos pacientes que iniciam a diálise descobrem a doença quando os rins já estão gravemente comprometidos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica as Doenças Renais Crônicas (DRC) como um problema de saúde pública mundial atingindo cerca de 850 milhões de pessoas, decorrente de várias causas. Ainda segundo a OMS, essa doença que atinge dez por cento da população mundial e o número de pacientes cresce a cada ano. No Brasil, estima-se que 10% da população sofra de doenças renais. Dados da SBN, mostram que, por ano, cerca de 21 mil brasileiros precisam iniciar tratamento por hemodiálise ou diálise e que a prevalência da doença no mundo é de 7,2% para pessoas acima de 30 anos e 28% a 46% em pessoas acima de 64 anos. A DRC causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. Ainda de acordo com a SBN, mais de 133 mil pacientes precisam se submeter a terapias reais substitutivas, seja diálise, peritoneal ou hemodiálise.
Os vereadores fizeram o uso da palavra para parabenizar e elogiar os trabalhos que são realizados pelo Nilton do Rim e pelo Dr. Antoninho Barth. Os edis aproveitaram a oportunidade para fazerem as suas considerações e ofereceram o seu apoio. O Presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PRB) agradeceu em nome da Casa pelas explicações fornecidas. “Agradecemos pela aula que nos foi dada nessa tarde pelo Dr. Antoninho e pela defesa da causa das doenças renais que é feita pelo Nilton do Rim. Nós vereadores acompanhamos os trabalhos realizados por vocês há muito tempo e queremos parabenizá-los. Deixo as portas abertas dessa Casa e estamos sempre à disposição”, disse o presidente.
Prevenção – A prevenção é o melhor caminho para a doença renal crônica. Além do histórico familiar, os pacientes devem observar os hábitos alimentares, o sedentarismo, o envelhecimento, a obesidade, a diabetes, o tabagismo, a hipertensão e alteração dos hábitos urinários, que são os principais fatores de risco. Estima-se que 1 em cada 10 brasileiros apresente doença renal e que, na sua maioria, não estão diagnosticados. A média anual de transplante renal no país, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), é de seis mil. Em 2019, o transplante renal aumentou 5,2%. O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por pouco mais de 80% das diálises feitas no Brasil.
Doença Renal Crônica – Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo comemorado na segunda quinta-feira do mês de março em mais de 150 países. Este ano, a data será celebrada no dia 12 de março com o tema central “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!”. A dosagem de creatinina no sangue é uma forma de avaliar a função dos rins. Níveis acima do limite de normalidade indicam doença renal.
Dia Mundial do Rim – Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim (DMR) tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo comemorado na segunda quinta-feira do mês de março. Esse ano, a data será celebrada no dia 12 de março. A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) coordena a campanha no Brasil, desenvolvendo material informativo e educativo sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC) para todas as regiões do país visando estimular os cuidados com a saúde dos rins.
Confira mais fotos da Sessão Ordinária e da Tribuna Livre no Flickr da CMColombo
Indicações – Na sessão ordinária foram divulgadas 30 indicações. Assinaram esses documentos o presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PRB) e os vereadores Anderson Prego (PT), Baggio (PTC), Elcio do Aviário (PSDB), Eurico Dino (PR), Marcos Dumonte (PEN) e Vardão (PSB). Essas indicações foram encaminhadas às Secretarias Municipais de Ação Social, Educação, Esportes, Governo, Meio Ambiente, Obras e Viação, Saúde e Urbanismo. Uma indicação foi encaminhada à Superintendência da Guarda Municipal de Colombo e à Vigilância Sanitária. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.
Moção – De autoria do vereador Anderson Prego (PT), foi aprovada, em votação única, a Moçãonº 02/2020 que apoia à APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação pública do Paraná e demais sindicatos e associações de servidoras/es públicas/os civis e militares do estado do Paraná na revogação do Decreto 3808/20.
Projeto de Lei do Executivo – Foi divulgado o Projeto de Lei do Executivo nº 02/2020 que dispõe sobre a Política Agrícola Municipal de Colombo e dá outras providencias. Esse projeto segue para parecer do departamento jurídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário