quarta-feira, 15 de abril de 2020

Prefeitura e Social implantam Plano de Ação Emergencial de Enfrentamento à Pandemia COVID-19

Entre as medidas tomadas, está a criação do Gabinete de Crise com 12 núcleos setoriais da Defesa Civil.

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), estabeleceu na última segunda-feira, 13, a implantação do Plano de Ação Emergencial de Enfrentamento à Pandemia do COVID-19.
A articulação do projeto garante o desenvolvimento e ampliação do trabalho social com mais famílias, permitindo assim a identificação de necessidades e potencialidades dentro da perspectiva familiar.
“Queremos criar um canal direto com a população, nos aproximando e assim rompendo com os atendimentos segmentados do dia a dia”, disse a secretaria da pasta, Maria da Silva Souza.
A medida tem como objetivo reunir forças voluntários do município, com o intuito de assumir medidas preventivas para o atendimento da população mais vulnerável durante o pico da doença. Para tanto, foi criado ainda um Gabinete de Crise, estabelecido com 12 núcleos setoriais da Defesa Civil (NUDEC), que ficarão de prontidão para auxiliar e dar suporte as possíveis demandas que surjam futuramente.
“Vamos prestar ajuda aos Microempreendedores Individuais, informando sobre as logísticas e orientando quanto aos programas do Governo Federal e Estadual no âmbito do município. Além de abordar, atender e se necessário acolher pessoas em situação de rua”, explica o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Colombo, Josmar Lima Amaral.
Vale ressaltar, que os direitos básicos que fazem parte da rede socioassistencial como, por exemplo, Bolsa Família, Passe Livre, Programa do Leite, Carteira do Idoso, entre outros, seguem sendo garantidos.
Cuidados para evitar o COVID-19
Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel; Cubra o nariz e a boca ao espirrar e tossir; Evite aglomerações se estiver doente; Mantenha os ambientes bem ventilados e não compartilhe objetos pessoais. E atenção para os sintomas: tosse, febre, coriza, dificuldade para respirar e perda do olfato e paladar.
Serviço
Secretaria de Assistência Social
Telefone: (41) 3675-5973
Dúvidas e Orientações COVID-19 em casos de sintomas:
Secretaria Municipal de Saúde – 0800-6432250
Secretária de Saúde do Estado – 0800 644 4414

Nenhum comentário:

Postar um comentário