quinta-feira, 23 de abril de 2020

Coronavírus: Desinfecção de veículos da saúde é intensificada

Além da higienização a Prefeitura Municipal também reforçou os treinamentos dos servidores que realizam a limpeza da frota.

A Central de Ambulâncias, localizada no bairro Guaraituba, recebeu na última sexta-feira, 17, mais uma ação de desinfecção da frota de veículos da Saúde seguindo um rigoroso protocolo – com o intuito de combater a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).
Além da higienização a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde também intensificou os treinamentos dos servidores que realizam a limpeza da frota. Na ocasião, foram desinfectados 24 veículos entre ambulâncias, carros, doblos, kombis e van micro-ônibus.
De acordo com o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth as ambulâncias, por exemplo, que atendem exclusivamente casos suspeitos de Covid-19 – são limpas a cada atendimento. “A limpeza é feita logo após o uso do veículo. Os profissionais utilizam álcool nas superfícies e um pano com água e sabão no assoalho para garantir mais segurança para a população e profissionais de saúde”, explicou.
Já na desinfecção realizada interna e externamente, como a lavagem de cabines, portas e janelas é feita com água, sabão, hipoclorito e álcool. Os carros utilizados para estratégia da família – são higienizados diariamente, ao final da tarde, seguindo um cronograma.
“O objetivo é garantir a segurança dos servidores e também dos colombenses que precisam dos nossos serviços. Agora, mais do que nunca precisamos potencializar a limpeza e desinfecção dos veículos”, afirma.
Antes da pandemia, a desinfecção acontecia frequentemente, porém com o risco de contaminação do Coronavírus e a demanda ampliada, as ações foram reforçadas. “Para seguir as normas de segurança e orientações de saúde, os treinamentos também aumentaram”, disse o secretário.
Tipos de Limpeza
Há dois tipos de limpeza – dependendo da ocorrência. Na limpeza concorrente, ou seja, o interior do veículo é desinfetado com uma solução à base de hipoclorito, ou álcool e depois com água corrente. Já a limpeza terminal, é feita quando qualquer tipo de fluído corporal expostos no interior do veículo. Nesses casos, é necessário retirar o excesso com um pano e, logo após, é feita a utilização do hipoclorito e de água corrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário