quinta-feira, 16 de abril de 2020

COVID-19 – Na Câmara, Dr. Antoninho mantém recomendação de distanciamento social

O secretário de Saúde solicitou a colaboração dos vereadores e da sociedade para preservar a vida da população.

A secretaria municipal de Saúde, representada pelo secretário e médico da rede, Antoninho Barth, a diretora administrativa, Nice Almeida Lara e a diretora de Vigilância, Pricila Costa participaram nesta terça-feira, 14, da tribuna livre da sessão da Câmara Municipal para expor os dados do novo Coronavírus do município na qual mantiveram as recomendações de distanciamento social.
Aos vereadores Dr. Antoninho, falou que Colombo é igual a todos os outros municípios do País e do mundo. “Não temos uma cortina invisível que a doença não vai chegar, por isso, todos precisam acreditar e se conscientizar que esta pandemia está e vai comprometer a saúde de todo mundo. É só olhar a situação dos outros países”, advertiu o secretário que também é médico da rede pública de Colombo há 35 anos.
Na sua explanação, o secretário pediu o apoio dos legisladores para que ajudem a orientar a população, especialmente nas ruas regiões de atuação. “Quero que os vereadores incluam nas suas rotinas mais esta atividade de orientar e pedir para que a população se cuide, que fique em casa para se preservar, e preservar quem amam, pois quem ama o próximo vai pedir que não saia de casa, que não abra o comércio”, recomendou Dr. Antoninho.
Ele reiterou também que a situação é delicada, que a equipe da saúde está atenta a todas as novas normativas federais e estaduais, que são alteradas a cada dia, atendendo as novas demandas que surgem, pelo fato desta ser uma doença nova, sem vacina, sem medicamento específico, em constantes estudos e descobertas, onde o número de casos suspeitos e confirmados vem aumentando a cada dia, inclusive em Colombo. “Ninguém é intocável, por isso peço a união de todos em prol da saúde dos nossos munícipes”, convocou o secretário.
Condutas
Com a palavra também, a diretora da Vigilância Sanitária e Promoção a Saúde, Pricila Costa, que apresentou o último balanço do COVID-19 no município e as principais condutas que a Secretaria de Saúde vem tomando ao longo deste último mês, desde que o comitê de contingenciamento foi implantado pela Prefeita Beti Pavin. “Os atendimentos aos sintomáticos respiratórios foram priorizados, ampliamos a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, para proteção das equipes, ampliadas as validades das receitas para que os doentes crônicos não precisem se deslocar”, exemplificou.
Já a diretora administrativa de Gestão e Controle, Nice Almeida Lara, enfatizou os decretos publicados que amparam todas as medidas emergenciais que a Prefeitura vem adotando como a orientação da abertura dos comércios essenciais. “A cada dia estamos revendo as rotinas e as ações para orientar e encaminhar os setores a segurança necessária de trabalho e estada em casa, pois nossa preocupação máxima é com a saúde e o bem estar de todos”, esclareceu a diretora.
Para encerrar, Dr. Antoninho convocou a todos para acompanhar as atividades da saúde no que se refere a prevenção e transparência dos atos desta pasta que está a frente no combate a esta pandemia. “Peço a colaboração de todos, da população, do comércio, da sociedade em geral para esta demonstração de civismo e apoio neste momento tão difícil, porque precisamos preservar a vida de todos”, finalizou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário