quarta-feira, 8 de abril de 2020

Mutirões de combate à dengue são intensificados

A ação busca prevenir focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chukungunya.

Com o intuito de reforçar o combate à dengue no município e prevenir a doença, a Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente segue intensificando as vistorias.
Outro fator importante que contribuiu para o reforço nos serviços de fiscalização é a recente pandemia do novo coronavírus (COVID-19). “Devemos prevenir uma doença, sem descuidar da outra. Estamos em um momento delicado e por isso é preciso que todos continuem atentos. As pessoas em quarentena podem aproveitar esse momento para checar e limpar seus quintais, evitando assim futuros focos da doença”, explicou o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.
As ações acontecem quinzenalmente e seguem um calendário com 35 pontos estratégicos – todos previamente cadastrados. Entre eles estão, por exemplo, cemitérios, ferros-velhos, empresas que trabalham com recicláveis e borracharias.
Cronograma
O cronograma segue agora para a Vila Maria do Rosário, no próximo dia 17 de abril, entre a Rua Alcide Nilton Motin até a Rua Alípio da Silva. Enquanto que nos dias 08 e 11 de maio, o mutirão passará pelo bairro Guaraituba, contemplando ainda o Jardim Cristina.
“Existem ainda ações de ocorrência quando surge algum caso suspeito. Somos notificados e na sequência realizarmos uma delimitação do foco na área onde o morador com a suspeita esteja residindo”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.
Sobre a Dengue
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, entre agosto de 2019 e março de 2020, foram registrados 87.900 casos de dengue no Paraná.
Para que a proliferação do mosquito continue sendo combatida, a população também pode fazer a sua parte – limpando e tirando a água parada de locais propícios à proliferação do mosquito, como por exemplo, pneus, garrafas, vasos, potes, barris, tonéis, latas, lonas, plásticos e vasos sanitários.
Além de medidas de prevenção, como não deixar a água parada e manter calhas, ralos, caixas d’água sempre limpas e fechadas.
Recolhimento de Resíduos Sólidos
É possível ainda entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente por meio do telefone 41 3656-4849, para solicitar informações sobre os dias de recolhimento dos diversos tipos de resíduos sólidos considerados recicláveis, assim como os procedimentos para a devida disposição do lixo para a coleta pública.
Serviço
Secretária de Meio Ambiente
Telefone: (41)3656-4849

Nenhum comentário:

Postar um comentário