quarta-feira, 1 de abril de 2020

Colombo promove mutirões contra a dengue

Ação deve passar pelos bairros nos próximos meses na prevenção a focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente promove nos próximos meses mutirões contra a Dengue. As ações acontecem nos bairros Mauá, Vila Zumbi dos Palmares, Guaraituba e Vila Maria do Rosário e visam na prevenção a focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No bairro Mauá o mutirão entra em ação nesta sexta-feira, 20, da Rua Antônio Silvério da Veiga até a Rua Alberto Bedin. No sábado, 21, o mutirão passará pela Vila Zumbi dos Palmares, entre as Rua Francisco Rodrigues até a Rua Alberto Bedin.
No dia 17 de abril é a vez da Vila Maria do Rosário receber a ação, entre a Rua Alcide Nilton Motin até a Rua Alípio da Silva. Nos dias 08 e 11 de maio, mutirão passará pelo bairro Guaraituba, contemplando ainda o Jardim Cristina. Dia 08 será entre a Rua Astorga até a Rua Telêmaco Borba e no dia 11 de maio será entre a Rua Ampére até a Rua Astorga.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, o mutirão busca criar um cinturão de proteção a população colombense. “O Paraná já tem mais de 65 mil casos e precisamos da ajuda das pessoas para manter nossa cidade sem focos do mosquito”, disse.
Colombo Sem Mosquito
Em uma ação integrada entre as secretarias municipais de Saúde e do Meio Ambiente, a prefeitura promove desde 2016, mutirões contra a dengue, que faz a coleta de entulhos em regiões vulneráveis nos bairros da cidade.
Em três anos, o mutirão recolheu mais de 3 mil toneladas de lixo e entulhos pela cidade. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos, além de realizar o descarte corretamente, com o meio ambiente e prezando pela saúde de todos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.
Sobre a Dengue
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, foram registrados entre agosto de 2019 e março de 2020 foram registrados 65.524 casos de dengue no Paraná.
Para que a proliferação do mosquito continue sendo combatida, a população também pode fazer a sua parte – limpando e tirando a água parada de locais propícios à proliferação do mosquito, como por exemplo, pneus, garrafas, vasos, potes, barris, tonéis, latas, lonas, plásticos e vasos sanitários.
Além de medidas de prevenção, como não deixar a água parada e manter calhas, ralos, caixas d’água sempre limpas e fechadas.
É possível ainda entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente por meio do telefone 41 3656-4849, para solicitar informações sobre os dias de recolhimento dos diversos tipos de resíduos sólidos considerados recicláveis, assim como os procedimentos para a devida disposição do lixo para a coleta pública.
Serviço:
Saiba em quais ruas o mutirão contra a dengue passará –


Nenhum comentário:

Postar um comentário