sexta-feira, 17 de abril de 2020

Coronavírus: Secretaria de Saúde recebe protetores faciais do IFPR Colombo

Foram produzidos 220 protetores que serão entregues aos profissionais de saúde do município.

Na última segunda-feira,13, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde em parceria com Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Colombo, recebeu a doação de 220 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) –  protetores faciais – a fim de suprir as necessidades dos profissionais de saúde do município. A iniciativa partiu dos professores de informática do IFPR, que sugeriram a produção para contemplar a cidade e ajudar na prevenção e combate à Covid-19.
Para o secretário da pasta Dr. Antoninho Barth, os produtos doados são de extrema importância e podem auxiliar médicos e enfermeiros. “Nossos profissionais de saúde, que estão na linha de frente, merecem um material de qualidade e que garanta a sua proteção. Fico muito grato por essa doação e parceria. Neste momento, toda forma de proteção e prevenção se tornam necessárias”, disse.
Os protetores foram feitos com materiais fornecidos pelo próprio instituto, seguindo as recomendações da ANVISA. “Esses equipamentos são compostos de acetato e elástico, todos foram cortados por uma máquina de plotter. Também para a fabricação foram necessárias furadeiras e máquinas fixadoras”, contou o professor Marcos Lavadora, coordenador da ação. Em média, o tempo necessário para fazer um protetor é de 5 minutos e o gasto gira em torno de R$ 2,15 por unidade.
Tecnologia no combate ao Coronavírus
Em paralelo com a produção dos EPIs, está em estudo o desenvolvimento de outros dois produtos, que também serão utilizados para prevenção e combate ao Coronavírus. Purificadores de ar, utilizando luz ultravioleta UV-C com o objetivo de reduzir a carga de micro-organismos presentes no ar e lâmpadas, que tem o intuito de esterilizar locais e máscaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário