segunda-feira, 27 de abril de 2020

Sacola Verde é entregue a pastorais da Igreja

Os kits de alimentos foram destinados as comunidades mais carentes.

Aconteceu nesta quarta-feira,15, a entrega de 230 kits de sacola verde – na Igreja Santa Terezinha de Lisieux – para oito comunidades mais carentes da região. “Unificamos as pastorais para realizar esse serviço de entrega. Coordenadores e representantes de cada pastoral identificou as famílias que mais necessitam dessa ajuda, assim a sacola verde será entregue na casa destes moradores e o mais jovem será a responsável por recolher os alimentos”, explicou a Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.
Atualmente, está suspensa a entrega de materiais recicláveis em troca do kit sacola verde para evitar aglomeração de pessoas. “Essa mudança faz parte do Plano de Ação Emergencial de Enfrentamento à Pandemia do COVID-19 criado pela Prefeitura Municipal”, explicou a secretária da pasta Maria da Silva Souza.
A medida tem como objetivo reunir forças de voluntários do município, com o intuito de assumir medidas preventivas para o atendimento da população mais vulnerável durante o pico da doença. Para tanto, foi criado ainda um Gabinete de Crise, estabelecido com 12 núcleos setoriais da Defesa Civil (NUDEC), que ficarão de prontidão para auxiliar e dar suporte as possíveis demandas que surjam futuramente.
Entre as comunidades atendidas estão: a Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora das Graças, São João Batista, São Judas Tadeu, São Paulo da Cruz, Santo Antonio, Sagrada Família e Nossa Senhora Aparecida.   “Tenho que agradecer porque se não fosse o município nós nem teríamos essas sacolas para distribuir. E, isso é louvável, e motivo de imensa gratidão pra todos nós”, disse o Padre Jefferson Lima da Costa.
Muitas famílias carentes não possuem cadastro nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em programas sociais.  “Pensando nisso, o as igrejas também têm a autonomia de identificar as famílias que realmente dependem desse auxílio, como por exemplo, as pessoas que estão desempregadas agora devido ao covid-19”, disse a secretária.
Para a coordenadora da Pastoral da Criança, Suely Geremias Marques o momento requer um olhar especial para as famílias que estão vulnerabilidade social. “Nós, enquanto igreja, também temos que olhar para aqueles que necessitam. Agora é a hora da partilha, contamos com essa contribuição para poder ajudar essas famílias necessitadas”.
Nesta semana, nos dias 13 e 14, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento entregou cinco toneladas de verduras através do Programa de Aquisição de Alimentos e 1200 sacolas do Coleta Verde a Secretaria de Assistência Social.
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimentos os kits de sacola verde são montados nas quintas-feiras e entregues conforme cronograma estabelecido no planejamento do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Ao total, estão previstas cinco toneladas por semana.
Já os alimentos do Coleta Verde, são transformados em kits, montados na COOACOL (Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo) e entregues na Secretaria de Assistência Social. Contabilizando, 600 sacolas entregues na quarta-feira e 600 sacolas entregues na quinta-feira, de cada semana – totalizando 1200 sacolas entregues a Secretaria de Assistência Social.
“Vale lembrar que a realização do Programa Coleta Verde nos bairros está suspensa devido a ameaça do novo Coronavírus (COVID – 19)”, ressaltou o secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário