domingo, 26 de abril de 2020

Parque Linear do Palmital integrará lazer e meio ambiente

O projeto inclui ciclovia, vias de pedestres para caminhada, lagoa, estacionamento, praças com mobiliários urbanos, pista de skate, quadra de vôlei, futebol e playground.

Na última sexta-feira, 17, a Prefeita Beti Pavin e o vice-prefeito Sergio Pinheiro acompanharam o andamento das obras do Parque Linear do Palmital, no bairro Guaraituba. “Em breve, vai ser mais uma opção de esporte e lazer para os moradores da grande região do Guaraituba. Já foram realizadas a limpeza da área, o alinhamento de 3,5 km para receber as próximas etapas deste que será um dos maiores parques da nossa região metropolitana. Terraplenagem e drenagem estão sendo feitas em toda sua extensão que recebe nossa atenção especial por se tratar de uma Área de Proteção Permanente”, disse a Prefeita.
O projeto inclui a implantação de ciclovia, vias de pedestres para caminhada, lagoa, estacionamento, praças com mobiliários urbanos, pista de skate, quadra de vôlei e futebol, playground e passarela de ligação aos pontos do Parque. “Acompanhando as obras do novo Parque Linear do Palmital que está projetado para ser um dos maiores da Região Metropolitana. Por aqui a execução da limpeza e revitalização das margens do rio com a retirada de entulhos e sujeira, além do alinhamento de toda a extensão da obra, que equivale a 3,5 km – entre a Estrada da Ribeira até a BR-116. Terraplenagem e drenagem também já foram realizadas neste que será mais uma opção de esporte e lazer em nosso município que já conta com o Parque Municipal da Uva e o Parque Natural Municipal Gruta do Bacaetava”, lembrou o vice-prefeito Sergio Pinheiro.
A nova etapa será o plantio de gramas nas margens do rio – para a continuidade do projeto de construção civil que iniciará nesta quarta-feira, 22. “As equipes do Programa Patrulha Mecanizada realizarão todo o plantio de grama do local”, ressaltou o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo
Os serviços estão sendo executados pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Obras, Viação e Agricultura e abastecimento. Participaram também da vistoria o Secretário de Obras e Viação Agnaldo Santos e o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki.
Sobre as obras
Após a finalização da etapa de elaboração do projeto arquitetônico e topografia, no mês de outubro, foi efetuada a primeira fase do processo das obras que estabelecem a limpeza e revitalização do Rio, ou seja, a retirada de entulhos e sujeira, além do alinhamento de toda a extensão da obra – equivalente a 3,5 quilômetros – entre a Estrada da Ribeira até a BR-116. Entre os outros serviços realizados estavam a terraplenagem que consiste na escavação do local, a retirada de árvores ou plantas, drenagem de toda a área e possíveis pedras.
Entretanto, por se tratar de uma área de Preservação Permanente (APP) – local protegido por lei, o método de preparação da construção torna-se o trabalho árduo e moroso, é o que explica o Secretário do Meio Ambiente, Evandro Busato. “Nossa prioridade é solucionar os pontos de enchente e revitalizar o local de Preservação Permanente e seguir com as obras evitando futuros problemas”.
A manilhas das tubulações também foram implantadas pela Secretaria de Obras e Viação e o desassoreamento ambiental foi concluído.
Sobre o Parque Linear do Palmital
Com o intuito de oferecer lazer e esporte para as famílias colombenses, a foi assinado, no dia 18 de junho, a ordem de construção do Parque Linear do Palmital pela Prefeita Beti Pavin e o vice-prefeito Sergio Pinheiro. As obras abrangerão os bairros Guaraituba, Vila Liberdade, Parque dos Lagos, Eucaliptos, Vila Guarani, Santa Terezinha e Planalto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário