segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Campanha de prevenção a Dengue, Zika e Chikungunya

Saúde reforça campanha de prevenção a Dengue, Zika e Chikungunya.

Para que a proliferação do mosquito continue sendo combatida, a população também pode fazer a sua parte – limpando e tirando a água parada de locais propícios à proliferação do mosquito.

A combinação entre calor, umidade e chuvas abundantes favorece para que os meses de novembro a maio se tornem os mais propícios para a transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal por meio da Secretária de Saúde promove campanhas e vistorias que contemplam divulgar orientações aos moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito no município.

“Os agentes de saúde e as Unidades Básicas estão à disposição da população para informar e ajudar no que for preciso, esclarecendo dúvidas sobre o Aedes Aegypti. Dessa forma, a população fica ciente de como combater o mosquito e quais são os sintomas da doença para que procure um atendimento adequado,” explica o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.


Para assegurar que o município fique livre do mosquito, as equipes de Agentes de Combate a Endemias vistoriam pontos estratégicos de Colombo, áreas de abrangência das UBS e também a partir das indicações feitas pelos próprios moradores. Caso não seja necessária uma atuação rápida, a demanda entra no cronograma e é atendida pela sequência de data.


Segundo Coordenador do Programa Municipal de Erradicação do Aedes Aegypti, Marcos Magaldi a colaboração da população é importante para o sucesso das ações. “Durante as vistorias, na maioria dos casos, a população tem colaborado e permitido a entrada dos agentes. Essa parceria das equipes com os moradores é fundamental para o combate à dengue” concluiu.


Para que a proliferação do mosquito continue sendo combatida, a população também pode fazer a sua parte – limpando e tirando a água parada de locais propícios à proliferação do mosquito, como por exemplo, pneus, garrafas, vasos, potes, barris, tonéis, latas, lonas, plásticos e vasos sanitários. Além de medidas de prevenção, como não deixar a água parada e manter calhas, ralos, caixas d’água sempre limpas e fechadas.


É possível ainda entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente por meio do telefone 3656-4849, para solicitar informações sobre os dias de recolhimento dos diversos tipos de resíduos sólidos considerados recicláveis, assim como os procedimentos para a devida disposição do lixo para a coleta pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário