quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

O QUÊNIA NÃO É SÓ FUTEBOL

GOL DE PLACA

O Athletico Paranaense possui, desde junho de 2017, uma sede da Escola Furacão no Quênia. O Furacão foi o primeiro clube do Brasil a ter uma escola de futebol no continente africano.

A sede fica no vilarejo de Mugae, próximo à cidade de Meru, na “Escola Primária Sustentável” mantida pela ONG Endeleza, parceria do Athletico.

E mesmo com toda a distância, os alunos do Furacão no Quênia tiveram participação no título da Conmebol Sul-Americana. Vídeos de incentivo, gravados em Mugae, foram vistos pelos jogadores antes das partidas finais contra o Junior Barranquilla.

No último Natal (2018), os alunos da Escola Furacão no Quênia passaram por momentos inesquecíveis. O projeto social contou com a visita de membros do Athletico Paranaense e da Endeleza. O segundo secretário do Conselho Deliberativo, Roberto Bonnet, o gerente de futebol do Athletico Paranaense, Rafael Andrade, e o presidente da Endeleza, Zé Seleme, estiveram no local.

Logo na chegada da comitiva rubro-negra, os alunos receberam kits especiais do Furacão. Foram distribuídos camisas, bonés e chuteiras. Além disso, os athleticanos do Quênia receberam as máscaras dos jogadores e puderam viver um dia de campões sul-americanos ao lado da medalha do título continental.

Na noite de Natal, mais uma ação especial. Os alunos assistiram, na integra, o duelo entre Athletico Paranaense x Junior Barranquilla, que terminou com o Furacão erguendo a taça da Conmebol Sul-Americana 2018.

“Essa Escola Furacão tem uma função social e, acima de tudo, uma função educacional, com um projeto mais amplo. A nossa internacionalização da marca, busca que o Athletico Paranaense seja conhecido não apenas como clube de futebol, mas como uma instituição que vai além das quatro linhas”, revelou Roberto Bonnet. “A nossa preocupação social vai muito além das fronteiras”, concluiu.


“Na primeira vez que chegamos em Meru, fomos recebidos por 235 crianças. Poucas vezes eu me senti tão emocionado. A alegria e a receptividade foram magníficas”, conta Bonnet. “Fizemos uma cerimônia de inauguração muito bonita, com a comunidade, os pais e os professores”, acrescentou.

Nos próximos dias trarei uma entrevista exclusiva com Roberto Bonnet, contando os detalhes de sua visita ao Quênia e os projetos futuros.

 


ENDELEZA E O NATAL AFRICANO COM O FURACÃO

A Endeleza atua no Quênia desde 2012 e no ano passado ganhou a parceria do Athletico Paranaense para o projeto em Mugae, que fica na região central do Quênia, a cerca de 200 quilômetros da capital Nairóbi.

“Sempre que buscamos fomentar o desenvolvimento local através do potencial que existe aqui, é primordial contar com o apoio de grandes parceiros para enfrentarmos os desafios”, disse Zé Seleme. “Desde que começamos essa parceria, percebemos que as crianças já acreditam mais em si mesmas. Mesmo que não se tornem jogadores, estão sendo formadas e desenvolvidas, adquirindo valores que o futebol possui”, finalizou.

O almoço de Natal, no dia 25 de dezembro, também foi por conta do Clube. Mas desta vez, a ação foi realizada em uma comunidade próxima a Escola Furacão. A agenda rubro-negra contou ainda com uma visita à Embaixada Brasileira no no Quênia, para estreitar relações.





SIGAM O LÍDER 

O Athletico tem se notabilizado por Projetos Sociais espalhados pelo Brasil. O intuito do Projeto Social, além de auxiliar crianças carentes, é também observar garotos com futuro promissor para a base do Furacão.

Hoje o Athletico é líder absoluto em números de escolas no Brasil, estando muito à frente de Flamengo e Corinthians, sendo o Flamengo o segundo colocado no ranking de escolas.

O Furacão tem 187 escolas, duas delas no exterior, sendo uma no Quênia e outra na Índia. Das 187 escolas, 73 são projetos sociais voltados para atender  crianças carentes, maioria com parcerias com prefeituras municipais. O Athletico é o clube de futebol com maior número de projetos sociais nas Américas.

Todo esse sucesso se deve ao trabalho exaustivo e de ponta do Departamento que gerencia as Escolas do Furacão, com uma equipe competente de profissionais.

"O projeto não pode parar, desenvolvemos um trabalho visando o futuro do Athletico". Falou Ricardo Silva, Gestor de Parcerias do Departamento.

"Proporcionar futebol a todos, independente de sua classe social, sem preconceitos e sem discriminação. Existem outros valores atrelados ao Projeto Escola Furacão, como a formação do cidadão, desenvolvimento humano, a responsabilidade social e para o clube é interessante a possibilidade de encontrar novos talentos". Disse Christian Korgut, Coordenador

O Athletico Paranaense é o primeiro clube do Brasil com uma escola no continente Africano que é dominado por escolas de times europeus como Barcelona (Espanha), Sporting, Benfica e Braga (Portugal), além do Real Madrid que chegou com sua Fundação e com projetos relevantes para o continente, entre outros clubes renomados.

A Ong Endeleza foi criada por um Athleticano apaixonado, que inclusive é Sócio Furacão, José Lucas Seleme que é Presidente da Ong que está situada em Curitiba.

As ações se concentram em Buuri, distrito rural no interior do Quênia, onde cerca da metade da população vive abaixo da linha da pobreza.





NA ÍNDIA TAMBÉM TEM FURACÃO
 
Tanzânia, Angola e Uganda são os próximos objetivos das Escolas do Furacão. 


OBS: Você sabia que o Athletico detém o recorde de público em um jogo na Tanzânia? E que superou inclusive a seleção brasileira nesses números? 57 mil pessoas.

A camisa do Athletico Paranaense já está presente entre as crianças de Hyderabad, na Índia. A Escola Furacão do país asiático, inaugurada em abril de 2018, está localizado na Donald Memorial High School. A seleção dos alunos e os treinamentos continuam a pleno vapor. Logo, mais projetos serão colocados em prática pelo clube na região. 


A Escola Furacão indiana é uma parceria entre o Athletico Paranaense e a Associação Socorrendo Cristãos Perseguidos [SCP]. É o segundo projeto social do Clube no exterior.

Em Hyderabad, a Escola Furacão oferece aulas de futebol a 50 crianças e adolescentes carentes, com idade entre 9 e 13 anos, atendidos pela SCP. O objetivo é contribuir com a formação deles como cidadãos, através da oportunidade de treinar com material e metodologia oferecidos pelo Athletico Paranaense.

Hyderabad é a capital do estado de Andhra Pradesh e a quarta cidade mais populosa da Índia, com 6,8 milhões de habitantes. Está localizada na região central da Índia, a cerca de 1.500 quilômetros ao sul da capital Nova Déli.

A Associação Socorrendo Cristãos Perseguidos [SPC] foi fundada em 2015 e tem sede em Pomerode (SC). Atua em diversos projetos, no Brasil e em países como Índia, Bangladesh, Iraque, Irã, Nepal e Paquistão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário