segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

SIGAM O FANTASMA DO #COXALIDER

SABADÃO DE RESSACA

De ressaca ainda pela maior conquista da nossa história, fui a Baixada rever meu Athletico Paranaense Campeão Sulamericano. Atrasei, mas cheguei a tempo!

Chegando à Arena, ouço um cidadão gritar pelo meu nome. Mas “peraí”, parar para conversar no meio da rua, logo no início do jogo e além disso, com alguém que não “veste saias”?!? Desculpe amigo, mas “sem chance”!

Corri para minha cadeira e esperava ansioso ver a nova safra de aspirantes em campo.

Sai frustrado pelo resultado, mas não fiquei decepcionado pelo que vi, afinal, estamos em início de temporada e qualquer deslize é normal.

Estou de ressaca pelo título Sulamericano e vou ao estádio apenas, prazerosamente, assistir o Athletico, ver o Athletico jogar, sem me importar com o resultado. (Claro que o resultado importa, mas no momento, ele é irrelevante).


CAMISA NOVA

Ainda não entendi algumas reclamações sobre a camisa. É linda e de um vermelho que brilha distante.

Eu já havia escrito que nunca fui muito com a cara das listras verticais, preferia as horizontais e minha superstição sempre reparou em um fato interessante e estranho. Quanto mais largas as listras verticais, menor foi o índice de sucessos nos campeonatos disputados ao longo dos anos. É para deixar você curioso mesmo, vá lá e faça o teste, pesquise desde 1989.

Note que nas duas maiores conquistas, existem 3 fatores coincidentes:

1 – As listras da camisa 01 eram finas;
 
2 – Haviam listras negras laterais maiores; 
3 – Os capitães que ergueram as taças fazem aniversário no mesmo dia. Nem e Lucho são nascidos em 19 de janeiro.

Reparem nas camisas de 2004 e 2005 também. Coincidência ou algo mágico que desconhecemos?


Vi excelente número de torcedores com a nova camisa, e nem mesmo as campanhas contra frearam o sucesso de vendas do novo manto sagrado do Furacão.

Para quem ainda quer adquirir o exclusivo lançamento para colecionadores, corra, está acabando, logo irá virar relíquia. As próximas virão com patrocínios.


A DIFERENÇA ENTRE TIAGO NUNES E RAFAEL GUANAES

Já vieram as primeiras reclamações sobre o novo técnico. Nem bem o rapaz começou o trabalho e o barulho que vem do torcedor já começa a encher o saco.

O que poucos se deram conta é que Tiago Nunes trabalhou por 1 ano inteiro no CT, conhecia todo o elenco, estudou com Autuori e com Diniz, teve toda uma infraestrutura para entender e aplicar a filosofia do clube e claro, com todos os méritos, fez muito bem o papel de seguir a risca tudo, mesclando com seus conhecimentos. Tiago teve tempo de sobra para analisar e poder colocar em jogo tudo que aprendeu.

Rafael Guanaes chegou dias atrás e muitos querem que ele seja o novo Tiago Nunes, do dia para noite.

-“Mas o treinador do Cascavel, começou semana passada!”

Tá e daí? O elenco do Cascavel vinha treinando e se preocupando só com a partida contra o Athletico. Uma vitória contra o Athletico representa título para a carreira dos jogadores do time do oeste que acabaou de subir da segundona paranaense.

-“Mas o Cascavel subiu da segundona!”

E o Maringá? Que em 2018 havia subido recentemente da segundona e contra o Athletico no primeiro jogo do Furacão, deu um trabalho daqueles, acabando ainda por fazer um excelente campeonato... Alguém Lembra?

Vamos com calma pessoal, o paranaense serve como área de testes para o elenco e não adianta sair queimando jogadores já no começo do campeonato. Em campeonatos anteriores, muitos jogadores começaram mal e acabaram tornando-se ídolos do clube.


ELENCO

Gostei de alguns nomes, casos de Eder, Erick, Bruno Rodrigues, Matheus Anjos e o lateral direito Reginaldo.

-Eder seguro; 

-Erick, um dos grandes responsáveis pelo sucesso do time do operário, sabe o que fazer com a bola; 
-Bruno é “ciscador”, vai para cima, não se esconde, corre o campo todo e tem boa pontaria de longa distância. Falta alguém que se aproxime dele para "jogo" e o garoto irá render muito mais;
-Matheus voltou amadurecido, tem visão de campo, mas ainda lhe falta ritmo de jogo.
-Reginaldo começou a partida nervoso, meio perdido, mas na segunda etapa se encontrou em campo e fez boas jogadas, pode subir mais de produção.

Que comecem os "mimimis", para que eu possa dizer no final do ano “acertei novamente”! Vamos recordar o que eu disse sobre jogadores como Pablo, Lucho, Renan Lodi e Léo Pereira, por exemplo?

Já Marquinho, Bambu, Bergson e Nicolas deixaram a desejar.

Marquinho tem a seu favor o fato de estar 1 ano sem jogar, isso afeta sim o ritmo em campo em um jogo pra valer. Acredito que ele irá se recuperar e entrar em forma;

Bambu parecia meio perdido, mas uma coisa é inegável, tem raça, divide todas e tenho certeza, irá progredir muito se mantiver essa postura;

Bergson voltou das férias e de ressaca, tem crédito, ajudou na conquista, só precisa deixar a fome de lado e jogar para o time também. Potencial tem, mas se souber jogar com o conjunto e não tentar resolver tudo sozinho. Futebol é coletivo!


Nicolas voltou de empréstimo, mas parece que a camisa do Furacão pesa para ele, ou tem receio da torcida. Pode melhorar muito se tiver fôlego! Nicolas necessita de fôlego!


ILUSÕES E DESILUSÕES

O placar escondeu as chances de vitória do Furacão. O time teve várias chances de gol e esbarrou no bom goleiro Marcos Paulo, figura conhecida do futebol paranaense.

Arbitragem novamente fraca, o que já era esperado!

Público lamentavelmente horrível para vermos o Campeão Sul-Americano, que deveria ter recebido apoio imenso de sua torcida. Mas os torcedores de final não comparecem durante o ano.

A torcida esquece que deve ir a campo ver o Athletico e não o adversário. Pouco importa se é Cascavel ou Boca Juniors, Flamengo, Palmeiras ou Toledo, o que importa é a camisa do Athletico. Não são apenas nomes que entram em campo, mas a nossa camisa, aquela que só se veste por amor.

Do jeito que a torcida trata o clube hoje em dia, teremos que mudar logo a letra do hino para:

Athletico, Athletico / Esquecemos teu valor / E a camisa Rubro Negra só se veste em final ou de acordo com o adversário...

O Athletico é que precisa de amor da sua torcida, não o contrário!


#COXALIDER

Saudemos o retorno dessa hashtag tão famosa que virou o pé de coelho oficial da torcida Athleticana. É só aplicar a hashtag “#coxalider” e a coisa começa a desandar pelos lados do Couto.

As Gralhas toparam de frente com o Fantasma, que mostrou que agora é grande e fim de papo. Aliás, quem duvida que o Operário hoje, é maior que Paraná e Londrina? Falecida Dona Maria, que residia em Ponta Grossa, Operariana fanática, deve estar muito orgulhosa por “voltar a ver”, agora dos céus, seu Operário grande novamente.

Tenho certeza que o Campeonato Paranaense de 2019, irá surpreender muitos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário