quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Período de chuvas alertam para casos de leptospirose

Caso o paciente apresente algum tipo de sintoma ou tenha entrado em contato com água contaminada, ele deverá procurar uma Unidade de Saúde mais próxima para receber os cuidados necessários

As fortes chuvas que atingem o município durante a estação mais quente do ano, podem gerar acúmulo de água e lama. Por isso, a importância em manter o quintal de casa limpo, sem entulhos ou sujeiras – evitando a proliferação da leptospirose – doença infecciosa transmitida por uma bactéria da urina do rato.

Lembrando que é necessário ficar atento a algumas semelhanças entre os sintomas da dengue e da leptospirose. “Os sintomas podem ser confundidos, pois nos dois casos o paciente pode apresentar febre, dor de cabeça, cansaço e dores pelo corpo”, destaca o Secretário de Saúde Dr. Antoninho Barth.

Caso o paciente apresente algum tipo de sintoma ou tenha entrado em contato com água contaminada, ele deverá procurar uma Unidade de Saúde mais próxima para receber os cuidados necessários.

“É necessário prestar atenção em algum ferimento, pois a bactéria entra no corpo através da pele em contato direto com a água possivelmente contaminada”, alerta Dr. Antoninho.

O período de evolução da doença pode variar entre três a 14 dias – após o contato. Já o tratamento deve ser feito com antibióticos, as penicilinas, durante um período de sete dias. A medicação é vendida com receita médica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário