sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Ladrão de ídolos? Quais ídolos? “Nem só de caviar vive o homem”



Mafuz fez defesa de Jofre Cabral. Aplausos! Clap! Clap! Clap!

Digna, dentro do que se faz necessário. Mas como não fazer sensacionalismo com mais um comentário de MCP e angariar um pouco de notoriedade? Acho que esqueceram de ler o restante!

Não vejo que o comentário de MCP chegou ao ponto de desmerecer Jofre e nem caberia, na minha opinião ficou mais no intuito de dizer:

“Olhem! Vejam e valorizem o que criei para vocês nesses 20 anos! Vocês não dão o devido valor! Só reclamam!”.

Interessante isso:

Jofre foi e continua sendo (justamente) endeusado pela frase “Não deixem meu Atlético Morrer”. Para aqueles que não sabem, Jofre realmente pensava em construir o Atlético que MCP construiu, infelizmente não teve tempo para isso. 

Em contrapartida aquele que levou a frase ao pé da letra é achacado e xingado diariamente.

Sim! MCP tem seus defeitos, como todo ser humano mortal tem. Todos nós passamos de limites de vez em quando, ou deixamos de dar atenção a algo relativamente importante, mas sem dúvidas, todas as formas de xingamentos e ataques proferidos passaram dos limites e acredito que tudo poderia ser muito mais fácil e razoável de se lidar se lembrassem que do outro lado existe um ser humano, administrador, trabalhador, pai de família e acima de tudo Atleticano.

Concordo que ele poderia ser mais brando com a torcida. 

“Vai meu apelo: Presidente pense com carinho, quem sabe um novo caminho, um Termo de Conduta bem elaborado, uma boa jogada de marketing e receitas com participação mútua, uma nova era que poderia ser exemplar para o Brasil e o mundo, entre torcida e clube”.

Mas como concordo que ele poderia ser mais brando com a torcida, também vamos convir, tratar quem não deixou o Atlético morrer como lixo é totalmente desnecessário. 


Vamos as similaridades:

  • · Jofre em 1967, antecipou o sonho de ser presidente do Furacão. Não conformado por ver o clube rebaixado para segundona estadual.
  • · MCP em 1995, Antecipou o sonho de ser presidente do Furacão. Não conformado por ver o clube tomar 5x1 dos coxas no xicouto pelo estadual.

  • · Jofre jogou na década de 30 e até 68 teve 38 anos de Atlético.
  • · MCP está desde 1972 e lá se vão 45 anos de Atlético.

  • · Jofre rasgou o livro de regras na Tv Iguaçu em 1967.
  • · 29 anos após, em 1996, MCP rasgou o livro de regras da Rede Globo além de cortar os cabos da rede.

  • · Com o Furacão mantido na primeira divisão, Jofre Cabral formou o time histórico de 1968, que, entre outros, tinha Djalma Santos, Bellini e um menino de nome Zé Roberto.
  • · Com o inicio da revolução financeira das cotas de tv (provocadas pelo próprio), MCP formou o time histórico de 2001, Campeão Brasileiro, que, entre outros, tinha Alex Mineiro, Kléber, Cocito, Gustavo, Adriano e um menino de nome Kléberson que foi Pentacampeão em 2002 com a Seleção.

  • · Jofre incorporaria o Santa Mônica com 30 mil sócios.
  • · MCP construiu o Atlético dos 25 mil sócios.

  • · Jofre, em 2 de junho de 68, morreu do coração no VGD. Antes do último suspiro disse: “Não deixem nunca morrer o meu Atlético! ” e é idolatrado até hoje!
  • · MCP assumiu em 17 de abril de 1995 e sobreviveu a todos os ataques impostos em 22 anos. Atendeu o último pedido de Jofre e ”Não deixou o Atlético morrer! ”, mas ao contrário de Jofre, nunca teve o respeito que lhe é devido.

Alguns irão me xingar, com certeza, aqueles que veem o copo meio vazio, a oposição de MCP, já é do cotidiano, algo sem relevância, mas jamais poderão se omitir de reconhecer o óbvio. 

Alguns de vocês dirão, “MCP está contra a torcida!”, e eu pergunto: Quantas vezes a torcida esteve contra ele? 

Sim concordo que ambos os lados poderiam ceder um pouco pelo bem apenas do Clube Atlético Paranaense o caminho é o RESPEITO. 
Para aqueles que dizem que sou contra a torcida: 
Gravem mais um apelo meu que está escrito acima em favor dos mesmos e não cubram com suas palavras colocando mentiras desnecessárias para provocarem tumultos e desordens. Querem colaboração? Colaborem também!

Ao final de tudo isso concordo e pondero, os Atleticanos não podem queimar seus ídolos, e livros, e estrelas, e idealizadores, e realizadores, criaturas e criadores. Os Atleticanos não podem desmerecer o que foi construído e dizer que faz parte do passado. 

Muitos tiraram dinheiro do bolso para ajudar o Atlético e o torcedor ainda reclama de pagar o Sócio Furacão.

Obs.:
Você sabe qual foi a média de público e valor de ingresso do Atlético em 2001?

12.004 torcedores por jogo, valor médio de R$ 13,00 equivalente a 7,03% do salário mínimo.

O Atual plano de sócios mensal equivale a 16% do salário mínimo vigente, o que vale dizer que com a média de 3 jogos por mês o sócio paga o equivalente a 5,33% do salário mínimo. Nas promoções com timemania o ingresso equivale no máximo aos mesmos 5,33% do salário mínimo, ou seja, o valor do ingresso hoje é menor que em 2001. Tratarei disso em matéria na próxima segunda.

Sim, “pô!”, sim eu sei, o atual momento do país, a crise financeira e o “K7a4” estão ferrando com o povo e está difícil, mas e aí... como fazemos futebol sem receita? Dinheiro não cai do céu, nem bons times, nem títulos. 


Devemos valorizar mais o que fomos, o que somos e o que seremos.

O momento é de união e de respeito de todos os lados.
 

Um comentário: