quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Câmara realizou reunião com agências bancárias de Colombo

Atendimento e prorrogação do horário de atendimento das agências bancárias no município de Colombo foram a pauta da reunião. Representantes dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (CEF), Itaú e Sicredi, ACIC (Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo) e a ACCTBA (Associação dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana) participaram dessa reunião.

Na tarde desta última quinta-feira (29/11), os vereadores realizaram uma reunião com os gerentes/superintendentes das agências bancárias do município de Colombo juntamente com a ACIP (Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo) e a ACCTBA (Associação dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana). A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da Casa, vereador Marquinho Berlesi (PSDB). A pauta debatida foi a questão do atendimento e prorrogação do horário de atendimento das agências bancárias no município de Colombo.

Durante a reunião os vereadores apresentaram os seus questionamentos. O vereador Gilgera (PSDB) afirmou que essa reunião é um momento histórico na Câmara e que os clientes e correntistas estão sofrendo pelo atendimento deficiente. Também pediu sensibilidade dos gerentes para levar as superintendências as falas e reinvindicações dos vereadores. O vereador Marquinho Berlesi (PSDB) solicitou que seja afixada nas agências bancárias a Lei Municipal 835/2002 e que um retorno com uma solução seja dado aos cidadãos colombenses. O vereador Anderson Prego (PT) salientou a importância dessa reunião e solicitou que seja colocado o horário de chegada do cliente na senha.
Disse ainda que gostaria de saber se existe proposta de ampliação das agências bancárias no município. O vereador Jerçon comentou que ouve diariamente reclamações a respeito do atendimento e horário de funcionamento dos bancos. 


O vereador Angelo Betinardi (PTC) sugeriu que as agências devem ter estacionamento e que novas agências sejam implantadas em mais bairros colombenses. O vereador Thiago de Jesus (PRB) reforçou o pedido para que os bancos funcionem até às 16h e que o atendimento seja feito sem distinção de classe social. Solicitou um olhar diferenciado para os clientes, pois existem pessoas que não sabem utilizar a Internet. O vereador Renato Lunardon, autor da indicação 448/2018, que propõe a abertura das agências e postos de serviços de instituições bancárias para atendimento dos usuários e clientes em geral no horário das 10h às 16h, disse que as agências já não atendem mais com eficiência a demanda da população e defendeu a ideia de se estender o horário de atendimento bancário até às 16h. O vereador Eurico Dino (PR) frisou que entre as solicitações feitas pela população, o que mais é cobrado é a ampliação do horário de atendimento. O vereador Marcos Dumonte (PEN) pediu que os gerentes/superintendentes levem aos seus superiores as necessidades relatadas durante a reunião.

Segundo a ACIC, representante da classe empresária colombense, são recebidos constantemente pedidos solicitando que as agências bancárias de Colombo tenham o mesmo horário de atendimento ao público que as agências da capital. “O horário de fechamento atual (15h) dificulta o acesso aos serviços bancários pela população em geral, trazendo transtornos a quem necessita deste serviço”, declarou a presidente da ACIC – Maria Parecida Trindade de Souza. O Presidente da Associação dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana, Gilson da Silva, reforçou as colocações feitas pela Presidente da ACIC.

Os representantes das agências bancárias repassarão as informações obtidas na reunião para a diretoria de seus respectivos bancos. Eles afirmaram ter conhecimento dos problemas apontados pelos vereadores e, que nesse momento, eles não têm posicionamentos em definitivo. Frisaram que grande parte dos atendimentos que ocorrem nas agências poderiam ser feitos via Internet Banking, porém a qualidade da telefonia oferecida no município prejudica a utilização dessa ferramenta. Outro ponto destacado pelos gerentes é a questão da segurança nas áreas geográficas onde estão localizados os bancos.

Uma comissão será formada pelos vereadores para realizar o acompanhamento desse assunto, além de servir como um canal de diálogo entre a Câmara e as instituições financeiras do município. Uma nova reunião está agendada para o dia 14 de fevereiro de 2019 para que as respostas sejam apresentadas pelos bancos aos vereadores.



Estiveram presentes na reunião os vereadores Anderson Prego (PT), Angelo Betinardi (PTC), Eurico Dino (PR), Jerçon (PSL), Marcos Dumonte (PEN), Marquinho Berlesi (PSDB), Renato Lunardon (PV) e Thiago de Jesus (PRB) e a servidora da Casa, Rose Cavalli. Também participaram da reunião Ariene Batista Fonseca Wenceslau, Gerente Comercial da Agência do Itaú - Alto Maracanã; Carlos Eduardo Bernardo Velozo, Gerente de Relacionamento da Agência do Banco do Brasil - Alto Maracanã; Igor Leite Carvalho, Gerente de Poder Público do Branco Bradesco; Ivanilton Silva Geraldo, Gerente da Agência da Caixa Econômica - Centro; Jéssica Bernart, Gerente Comercial da Agência Bradesco - Alto Maracanã; Luciano Fischer, Gerente da Agência da Caixa Econômica - Guaraituba; Maikon Wilson Penso, Gerente Regional – Superintendência Regional Curitiba Leste da Caixa Econômica; Marino Jambiski, Gerente da Agência do Bradesco – Centro; Otavio Heil, Gerente da Agência Bradesco - Centro; Rubens Olavo Pereira dos Anjos, Gerente da Agência Sicredi - São Gabriel; Wagner Petriv de Abreu, Gerente de Negócios Pessoa Jurídica da Agência Sicredi - Centro; Wilson Dirceu Canuto, Gerente da Agência Caixa Econômica - Maracanã; Maria Parecida Trindade de Souza, Presidente da ACIC ; Amanda Gagliastri, Diretora Executiva da ACIC e Gilson Luis da Silva, Presidente da ACCTBA (Associação dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana). 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário