sábado, 15 de julho de 2017

Colombo adere ao Programa de Regionalização do Turismo

O Programa visa apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país.

Nesta quinta-feira, 22, a Prefeita de Colombo Beti Pavin recebeu em seu gabinete o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, para assinatura do termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.

“É um programa importante para a cidade porque, além de ajudar na organização do turismo no município, auxiliará na divulgação dos pontos turísticos, fortalecendo o turismo regional. Além da troca de parcerias entre os municípios participantes”, disse Milgioransa. Lembrando que o município já é integrante da região turística Rotas do Pinhão.

O Programa de Regionalização do Turismo tem como objetivo apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país. De acordo com o secretário da pasta, Colombo se insere neste programa para aproveitar mais esse trabalho integrado entre o Estado do Estado e a Paraná Turismo.

“Os empreendimentos turísticos que temos no município, são geradores de emprego e renda, como por exemplo, os restaurantes que fazem parte do Circuito Italiano de Turismo Rural. Eles contam com toda uma estrutura de atendimento, gerando aos colombenses empregos. Por isso, essa regionalização do turismo vem para ajudar o município a se organizar e divulgar a prestação de serviços turísticos de qualidade”, diz Milgioransa.

De acordo com a Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. Esta trabalha sob a perspectiva de que mesmo um município que não possui uma clara vocação para o turismo – ou seja, que não recebe o turista em seu território – pode dele se beneficiar, se esse município desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. O trabalho regionalizado permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.

Rotas do Pinhão

A Lei Estadual 18.959/2017 que institui a Região Turística Rotas do Pinhão foi sancionada em março. A rota abrange 16 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e passa a fazer parte do Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná.

“A Rota ajuda a divulgar e movimentar o turismo de Colombo e de todos os municípios integrantes. O turista não vai sempre ao mesmo lugar, então toda divulgação que os outros municípios fizerem, Colombo faz parte. É um trabalho de parceria, pois, são municípios que estão capacitados e orientados e juntos vão construindo propostas e divulgando seus serviços”, ressaltou Milgioransa.
Os municípios que fazem parte da Rota são: Colombo, Araucária, Balsa Nova, Bocaíuva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Lapa, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Participaram da assinatura a Prefeita Beti Pavin, o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, o presidente ACIC (Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo), Ilizeu José Benato e o Agente de Desenvolvimento da Prefeitura, Marcelo Castilhos.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: 
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário