quarta-feira, 26 de julho de 2017

Ainda somos o Atlético do impossível?


A fase não é boa e todos sabemos disso. Mas poderia ser bem pior e na verdade acho que muitos torcedores estão se entregando sem lutar e esse não é o verdadeiro espirito de ser Atleticano.

Houve um tempo em que ser Atleticano era acreditar no impossível e isso valia toda sua torcida mesmo que no final tudo desse errado.

Quem poderia acreditar que em 1978, aos 30´ minutos do segundo tempo, em uma derrota de 4x0 dentro da Baixada para o Colorado, que daquele instante em diante veríamos um dos jogos mais notáveis da história do futebol mundial? Ziquita entrou, marcou 4 gols e ainda colocou uma na trave, todos conhecem essa história.

Quem poderia acreditar que na semifinal do Brasileirão de 1983 o Furacão ficaria a um gol de derrubar o melhor time do mundo, o Flamengo de Zico ou o Barcelona da época?

Quem acreditaria que na final de 1990 contra os coxas, com um time muito inferior técnica e economicamente, que o santo milagreiro Rubro Negro se chamaria Berg?

Quem poderia acreditar em 13 de abril de 1997, após estar perdendo um Atletiba por 2x0, que o Furacão faria talvez os 45 minutos mais perfeitos do clássico na história e viraria o jogo para 5x2? 

Quem poderia ter a plena certeza de que nas quartas de final de 2001, o questionadíssimo time do Atlético Paranaense, com problemas diversos em seu elenco, passaria pela constelação do São Paulo e o excelente time do Fluminense e chegaria a final contra o São Caetano em uma final que só a torcida acreditava que poderíamos ser campeões, quando o Brasil todo já tinha seu escolhido?
 
Quem poderia afirmar que o Atlético há 15 anos, entraria no Olímpico e aplicaria um sonoro 5x1 no Grêmio?

Quem em sã consciência poderia acreditar em 2005 no último jogo da fase de grupos da Libertadores, que tomaríamos de 4 do Independiente e que ainda nos classificaríamos graças a derrota do melhor time do grupo o América de Cali em casa e para o time mais fraco do torneio?

Quem acreditaria naquela altura, pelo estado e pelo clima em que as coisas estavam, pelas cenas lastimáveis em campo, pela revolta da torcida, que aquele time chegaria a final da Libertadores e só não levaria o título por esquemas de bastidores?

Quem acreditaria ainda naquele mesmo torneio que ao término do primeiro tempo contra o Santos, na Baixada, perdendo por 2x1, com um jogador a menos em campo, que aquele time considerado o mais fraco dos classificados, viraria o jogo para 3x2 e venceria em Santos por 2x0 a constelação santista?

Poucos acreditavam que o Atlético poderia vencer o Grêmio ano passado no estádio deles, havíamos perdido o primeiro jogo por 1x0 na Baixada. Vencemos lá e só não nos classificamos pelos erros bisonhos nas cobranças de pênaltis.

Quem diria nesse ano de 2017 que viraríamos um jogo perdido contra o Universidad lá no Chile nos últimos 15 minutos e nos classificaríamos na fase de grupos eliminando indiretamente o badalado Flamengo então líder do grupo?

Mesmo sabendo que as possibilidades são muito remotas, mesmo sabendo que é muito difícil, ainda assim nada é impossível para nosso Clube Atlético Paranaense, e acreditar é o primeiro passo para irmos à luta e buscarmos uma virada que pode ser épica.

Se ao final dos 90 minutos não conseguirmos, poderemos nós torcedores ainda termos a consciência tranquila que nossa parte fizemos, que foi de acreditar que para o Atlético nada é impossível. 

Sim, nosso time é limitado, mas futebol ainda se joga 11 contra 11. Vaiar o time contra o Grêmio não ajudará em nada, por isso, vá ao estádio só se for para apoiar, caso contrário fique em casa assistindo pela tv.


O pedido de licença de Petraglia


Muitos pediram isso e os mesmos agora reclamam disso?!?!?!?!

Mas o clube não está largado, abandonado, nunca esteve. Problema que isso responde a minha pergunta sequente: "Quem pode substitui-lo"? Quando ele se afasta, uma nuvem de temeridades toma conta da torcida e cobram seu retorno imediato ao clube, isso chama-se “medo de voltar a ser pequeno”. Muitos reclamam, mas “na hora do vamos ver”, quase todos se desesperam.

Quanto aos "porquês" e questionamentos, não cabe a ninguém julgar ou atirar pedras, ninguém sabe o que ocorre com a outra pessoa, ou em sua vida, ou seus problemas, ou seus anseios, tristezas ou dificuldades. Às vezes, nos retiramos de cena apenas para nos pouparmos de tanta imbecilidade e descortesia tão comuns nos brasileiros. Outras vezes temos reais problemas que guardamos só para nós, engolimos em seco e disfarçamos de todos no dia a dia, pois não achamos conveniente “choramingar” para a sociedade e outras vezes ainda, por termos outros projetos, coisas que necessitamos resolver para dar continuidade aos planejamentos. 

Antes de se julgar a atitude de Petraglia, devemos todos pensar no que podemos fazer pelo Atlético, em que podemos ajudar. Esse é o momento perfeito para aqueles que tanto agridem tudo, se disporem a ajudar e apoiar os que continuam o trabalho e principalmente apoiar o time que está realmente precisando de uma injeção de ânimo.

Mas como sempre, falar e atirar pedras é muito mais fácil, uma profissão praticável em qualquer esquina. 

Em outras palavras o que está no consciente e no coração de muitos Atleticanos: 
"É ruim com ele, pior sem ele"!

Nas colunas do advogado/colunista desta semana, o mesmo tenta encontrar justificativas e pondera coisas imponderáveis sobre o afastamento de Petraglia. Porque não se limita apenas a comentar futebol? Porque tanta preocupação com a vida pessoal de MCP? Quanto amor!

Pergunto ao caro colunista e ao torcedor, esse afastamento de MCP é prejudicial ao clube? Porque?

Escolhi a foto do Marcão por um motivo especial: 
Que nossos jogadores olhem bem para ela e tenham em mente, que raça e amor a camisa podem nos fazer atravessar fronteiras e chegar onde poucos acreditam que possamos chegar! Nada é impossível!

Foto no estádio Azteca, o mesmo da final da Copa de 70.





2 comentários:

  1. SE FOR PARA VAIAR MELHOR NEM IR MESMO NO JOGO AMANHA CONCORDO SOBRE MCP ACHO QUE SAIU POR MOTIVOS PESSOAIS MESMO O QUE ME IRRITA NO ATLÉTICO E JOGADORES QUE PARECEM QUE VIERAM COM CONTRATO DE TITULARES E NÃO SAEM DO TIME E O SISTEMA TATICO QUE NÃO DA CERTO PODERIA MUDAR MAS COM OS REFORÇOS PODEMOS MELHORAR NO ABRASILEIRO SAUDADES DE QUANDO ÉRAMOS AMIGOS QUERIDO ROBSON MAS TORÇO MUITO POR SEU SUCESSO SNR

    ResponderExcluir
  2. não deu queria pelo menos a vitoria hoje mais tranquilo foi time reserva o foco e o brasileiro

    ResponderExcluir