quarta-feira, 5 de julho de 2017

1º Seminário “Desvendando o Autismo”

1º Seminário “Desvendando o Autismo” foi realizado em Colombo.

Nos dias 27 e 28 de Maio de 2017, foi realizado em Colombo, no auditório da Regional Maracanã no Colombo Park Shopping, o 1º Seminário DESVENDANDO O AUTISMO, evento que reuniu renomes da medicina e da educação que trouxeram informações e esclarecimentos sobre o Autismo a todos os participantes. Com uma plateia de aproximadamente 400 pessoas, composta de professores, estudantes, trabalhadores da área da saúde, pais, familiares e amigos de famílias com crianças TEA (Transtorno Espectro Autista), foi apresentado estatísticas gerais, estudos sobre direitos garantidos em lei, diagnóstico precoce, terapias, e inclusão escolar.

Abrindo o evento O Dr. Marcelo Haponiuk Rocha, representante da OAB-Pr, esclareceu sobre direitos adquiridos em leis e a garantia de acessibilidade, em seguida foi a vez do Dr. Sérgio Antonio Antoniuk, médico neuropediatra, encantar a todos com sua palestra sobre diagnóstico precoce, onde todos puderam compreender um pouco mais sobre as características da síndrome TEA. Na sequência a Dra. Amanda Bueno tratou de Terapias, em especial o método ABA, o qual tem auxiliado com ótimos resultados o avanço de crianças TEA, após um breve intervalo, todos foram surpreendidos pela palestra da Dra. Monaliza Haddad, a qual mostrou as dificuldades da inclusão escolar de crianças e suas consequências, finalizando o evento a Dra. Camyla Guigue chamou atenção da participação dos pais no processo de terapias e sua continuidade no âmbito familiar.

Como continuidade do evento no dia 28 no Bosque da Uva, no pavilhão de eventos Prof. Altair da Silva Leme_ Bosque da Uva, juntamente com as famílias de crianças com TEA, houveram brincadeiras, jogos, atrações culturais, equipe palhaçoterapia, a ONG Cão Terapia e todos os voluntários, com um público de 250 pessoas em uma tarde calorosa e especial.

Destacamos o apoio da Prefeitura Municipal de Colombo, em especial a Prefeita Beti Pavin, a qual propiciou o uso dos espaços e todo o serviço de som utilizados, a Clínica NeuroKids , a rede de Supermercados Rio Verde, Refeições Industriais Blumenauense, a Câmara Municipal de Colombo, em especial os vereadores Élcio do Aviário, Edson Baggio e Anderson Prego por sua presença no evento e apoio.

Este evento foi promovido e realizado pelo grupo Anjo Azul de Colombo (um grupo de apoio às famílias) com parceria com a clínica Neurokids, a AAMPARA Associação de Atendimento e Apoio ao Autista, Aka – Associação Kasa do Autista.

Informações: Romualdo Romualdo Uniczik 041 99165-6711

Grupo de suporte às famílias. .
Kenya Santos 99646-8961-Representante Colombo
Lilian Marcacini 98813-1837-Representante Curitiba
Fernanda Rosa 99859-2382 -Representante Curitiba
 
 

 

Um comentário: