terça-feira, 18 de julho de 2017

Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil em Colombo

Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil é apresentada em Colombo.

Além de serem expostas as atividades desenvolvidas pela COMPDEC; também foi oficializado o novo quadro do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Colombo.


Na última terça-feira, 11, aconteceu na Câmara Municipal de Colombo a apresentação da nova composição da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Colombo (COMPDEC). A Secretária de Assistência Social, Maria de Souza acompanhou o coordenador municipal da Defesa Civil de Colombo, Josmar Lima Amaral, para apresentar a equipe de trabalho aos vereadores do município.

“A COMPDEC é formada por quatro pilares, o planejamento e a prevenção dos desastres e a resposta e a reconstrução, ou seja, quando todo o suporte e a estrutura da nossa defesa civil são colocados nas ruas para prestar ajuda aos colombenses”, destacou a Secretária da pasta, Maria da Silva.

Durante a Tribuna Livre, foi exposto o que é a COMPDEC e as atividades desenvolvidas. E, também, o que vem sendo realizado e como é o trabalho da defesa civil. O Plano de Contingência – oficializado em 2014, também ganhou destaque, em relação aos assuntos ligados à Defesa Civil de Colombo.

Entre os assuntos estavam à entrada da COMPDEC, em 2015, no programa Cidades Resilientes, que consiste em dez ações que o município precisa tomar para ser resiliente, ou seja, estar preparado para minimizar e se reestruturar sozinho em casos de desastres naturais.

De acordo com o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Colombo, Josmar Lima Amaral, a Defesa Civil representa proteção as pessoas. “Temos sempre que estar atentos e preparados para prestar socorro a população que necessita em acontecimentos desastres naturais, que são alagamentos, vendavais e deslizamentos e a outros tipos de desastres, como incêndios. Além disso, o plano de contingencia é importante porque temos uma grande equipe envolvida no auxilio aos momentos de fragilidades. Muitas entidades estão envolvidas, entre elas: Corpo de Bombeiros, igrejas, escolas, associações de moradores e demais voluntários cadastrados”, explica o coordenador.

Outro ponto relevante debatido na Tribuna Livre foi a instalação do Pluviômetro Automático em Colombo, um aparelho que transfere informações diretamente pela internet instalado no município, a intenção é de auxiliar os moradores das regiões com maiores índices alagamentos.

Ao final da explanação, o novo quadro do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Colombo, instalado entre 2017 a 2019, foi oficializado.

Membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Colombo:

Representantes do Poder Público
Josmar Lima Amaral
Adriana Mirian Espindola
Sabdra Mara Oliveira
Izabele Vicente de Brito
Maria da Silva Souza
Fábio Schueler Pinto
Alecsandro Alves Pinto
Donis Gonçalves do Nascimento
Sidinei Campos de Oliveira
Anderson Ferreira da Silva

Representantes da Sociedade Civil
Italo Perini Neto
Marcelo Castilhos
Nikolas Kaneko Leal
Victor Hugo de Oliveira Reis
Noel Lavoratti
Alerino Adrião
Sérgio dos Santos Filho
Suzimara do Rocio Scrok Brunoro
Jurandir Pontes
Andrei Luis Sieradzki

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Ilson de Jesus/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário