terça-feira, 6 de novembro de 2018

Ações e Obras Minimizam Enchentes em Colombo

Ações preventivas e obras de contenção minimizam efeitos das chuvas.

Mais de 45 quilômetros de córregos receberam manutenções, limpeza em 6,5 quilômetros de rios, substituição e adequação de, aproximadamente, 1000 manilhas e 20 mil metros cúbicos de desassoreamentos foram retirados. Cerca de 14 bairros já receberam as obras.


Nas últimas semanas do mês de outubro, uma grande quantidade de chuva atingiu Colombo e outras cidades do Estado. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os 247 milímetros alcançados, apenas no dia 19 são quase 50% maior do que a média histórica do mês, de 165 milímetros. O volume nestes 19 dias na capital também é maior do que o total do mês de outubro de 2017, quando choveram 210 milímetros.


Para minimizar os efeitos das enxurradas a Prefeitura De Colombo vem investindo e intensificando as ações preventivas e obras de contenção de enchentes em diversos bairros. “Tivemos muitos dias chuvosos e com uma quantidade de água acima do normal esperados para a época do ano, mesmo assim não foram registrados grandes inundações e poucas chamadas da população forma atendidas pelas nossas equipes”, disse a Prefeita Beti Pavin.

As equipes das Secretarias de Obras e Viação e Meio Ambiente, unem forças para identificar e combater as principais causas dos alagamentos e o resultado desse trabalho já pode ser percebido. Vale ressaltar que os serviços acontecem desde as áreas mais centrais, chegando, também, nos pontos rurais da cidade.

“Esse é um processo dinâmico e está associado ao crescimento do município. Novas construções estão surgindo todos os dias. E, o nosso trabalho está em adequar e orientar a população e os empreendimentos, na correta gestão dos destinos dos recursos hídricos no município. Fazemos isso com o objetivo de causar o menor impacto ambiental possível, recuperar os já existentes, ao mesmo tempo em que damos condições seguras para os moradores com relação às enchentes e evitar que a população seja prejudicada devido às condições climáticas”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Evandro Luiz Busato.

Ao todo, foram realizadas manutenções em mais de 45 quilômetros de córregos, limpeza em 6,5 quilômetros de rios, substituição e adequação de, aproximadamente, 1000 manilhas e 20 mil metros cúbicos de desassoreamentos foram retirados. Cerca de 14 bairros receberam obras.
De acordo com o secretário de Obras e Viação Agnaldo Santos, o efeito da realização das obras já trouxe retornos positivos. “Nas últimas semanas fortes chuvas atingiram várias cidades da região, inclusive Colombo. Como já tínhamos iniciado há alguns meses as obras, registramos um baixo número de incidentes relatados pelos moradores, principalmente, nas últimas semanas em decorrência das chuvas”.

Existem diversas obras em andamento e devem ser concluídas em 2019 como explica o diretor de Obras de Combate às Enchentes João Nowacki, que destaca também a importância da contribuição dos moradores para evitar as enchentes. “É importante fazer um descarte correto de resíduos para que os ralos estejam sempre desobstruídos e, assim, colaborar para evitar alagamentos. Deste modo, os moradores devem também realizar denúncias caso vejam algum tipo de resíduo sólido nas ruas”.

Confira os locais das obras já realizadas:

Bairro Águas Fervidas
Obras de conservação de solos, limpeza e desassoreamento dos rios. Também foram feitas áreas de contenção de chuvas em três locais e linhas de 120 metros de manilhas danificadas foram substituídas.

Bairro Morro Grande
Substituição de uma travessia. Com o serviço, a capacidade de vazão cresceu em 100%.

Bairro Santa Cruz
Substituição da travessia localizada na Rua Rodolfo Camargo, causando um aumento de quatro vezes na capacidade de vazão.

Bairro Santa Fé
Limpeza e desassoreamento de 600 metros de canal, com a retirada de 2.000 metros cúbicos de materiais, facilitando, assim, o fluxo da água.

Bairro Itajacuru
Substituição da travessia, aumentando em duas vezes a capacidade de vazão. Também foram feitos os serviços de desobstrução de resíduos sólidos.

Bairro Guaraituba
Desassoreamento e desobstrução de cerca de um quilômetro do canal. Substituição de manilhas quebradas e de caixa de concreto. Duas áreas de desaceleração de águas foram colocadas e há a capacidade de contenção de 1.200 metros cúbicos de água.

Bairro Roça Grande
Instaurado um espaço de contenção de águas de chuva com capacidade de 1.000 metros cúbicos, localizada na área de enchentes, na Rua Adélio Corrêa esquina com a Rua Felipe Soppa. Os serviços no local terão continuidade até o mês de novembro.

Bairro Campo Pequeno
Instalada uma área de contenção de águas de chuva com capacidade de 600 metros cúbicos, localizada na travessia da Rua Curitiba. Também foi feita a limpeza e desassoreamento do canal com a retirada de 400 metros cúbicos de resíduos gerais.

Bairro Monza
Em razão da dificuldade de acesso ao rio, o bairro registrava um alto número de enchentes. Deste modo, foi realizado um canal paralelo com manilhamento de captação das águas da chuva de 400 a 500 metros – dobrando, assim, a capacidade de drenagem da região. Na Rua Sudão, foi feita a limpeza e desassoreamento de 200 metros e a ampliação de duas travessias, aumentando em 40% a capacidade de vazão. Já na Rua Princesa Izabel, diversas caixas de captação de águas de chuva, de grande e médio porte, foram construídas. Na Rua Gustavo Kabitschke, dez caixas normais, chamadas de bocas de lobo, também foram construídas.

As obras no bairro estão divididas em três fases. Com a primeira já concluída, as obras em andamento estão com previsão para o término em 2019.

Bairro Canguiri
As equipes fizeram limpeza e o desassoreamento de um lago natural que, agora, é utilizado para contenção nos dias de chuva. Além disso, 100 manilhas foram colocadas em locais de enchentes e uma área de contenção com 2.000 metros cúbicos de capacidade de vazão foi revitalizada.

Bairro Zumbi
Colocação de 55 metros de aduelas em áreas de desmoronamento na Rua Alberto Bedin. A limpeza do canal, iniciada neste ano, tem prazo para terminar em 2019.

Bairro Vila Prado
Limpeza, desassoreamento e substituição de 66 manilhas quebradas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário