terça-feira, 27 de novembro de 2018

FÉ PELO MAIOR TÍTULO EM 94 ANOS DE HISTÓRIA

Minha memória retornou 34 anos no tempo, mais precisamente em 1984.

Em novembro daquele ano disputamos 6 clássicos. Era o quadrangular final do Campeonato Paranaense, que teve o Pinheiros como campeão. Vencemos apenas um clássico, contra os coxinhas por 2x0, empatamos 1 jogo e perdemos os outros 4.

Imaginem hoje, um quadrangular final envolvendo Atlético, Coritiba, Paraná e J. Malucelli e o “Jotinha” batendo em todos...

O Pinheiros era o “Jotinha” da época. O Coxa sempre "eleito" o maior do Paraná, dono do maior estádio, do melhor time e de toda a fama e dinheiro. O Colorado tinha grande torcida e devido as fusões, estrutura melhor que a do Atlético e por isso sempre montava times mais fortes, com jogadores de apelo nacional.

Imaginem este cenário nos dias de hoje! Como você Atleticano se sentiria?

Você jamais veria o Atlético Paranaense em um grande clássico nacional, lutando por uma vaga em uma final internacional pois, não tínhamos estrutura alguma e ninguém nos considerava um time que oferecesse risco de algo para os “grandes”. Grandes confrontos internacionais nas Américas?!?! Apenas em sonho!

34 anos após, tudo mudou!

Hoje, Atlético x Fluminense é clássico nacional, com direito a apelido, FuFlu e decide uma vaga em um dos maiores torneios do mundo. 34 anos atrás eles levavam para o Rio nossas estrelas, hoje nós buscamos jogadores lá.


Já fomos campeões brasileiros, decidimos final de Libertadores, semifinal de Sul-Americana, Copa do Brasil, entre tantos outros grandes feitos.

Atualmente somos vistos como clube grande, jogamos como tal e ainda colocamos medo naqueles que outrora eram muito, mas muito maiores que nós. As distâncias de “grandezas” diminuíram. Pelas mãos de um visionário crescemos, evoluímos, chegando a um patamar jamais sonhado por qualquer Atleticano daquela época.

Nos dias atuais podemos disputar um quadrangular de final de paranaense, com o time sub-23 e com favoritismo absoluto.

Atualmente disputamos grandes títulos, grandes campeonatos, temos grandes sonhos e um palco majestoso para preencher de grandes espetáculos, não devidamente valorizado ainda pelo torcedor Atleticano como deveria. Aliás, nada no Atlético dos dias atuais é valorizado de forma justa e merecida pelo torcedor Atleticano. 34 anos atrás, “daríamos nossas vidas” para ser e ver o Atlético de hoje!

Mas os tempos mudaram, infelizmente!

Os homens já não são tão homens e as mulheres não são tão mulheres! Agora temos várias outras nomenclaturas adicionais, devido aos diversos "gêneros" que existem.

Jogadores de futebol nem de longe lembram os daquela época, tempo que era essencial saber jogar bola. Hoje em dia, todos são preparados de “forma biônica”, desde crianças, para os campos de futebol.

A torcida também não é mais a mesma! O que antigamente era amor, lazer e diversão, hoje em dia é ódio, desrespeito e guerra!

O amor pelo clube deu lugar ao amor pela torcida e por ela é que se luta, em primeiro lugar sempre!

Ainda mantenho os “pés firmes”! O mais importante para mim é o clube e isso jamais mudará! Torcedores e torcida vem e vão! Todos passam, mudam, alguns trocam de clube e muitos desaparecem, mas o clube fica. Destes torcedores, em 10 anos, nenhum será lembrado, nem de torcida organizada, nem de torcida comum, mas os feitos que foram construídos e conquistados e de que forma foram, contra tudo, contra todos e até mesmo contra parte de nossa torcida, que muito exige e pouco faz.

Estou orgulhoso do clube que vejo nos dias atuais e do que estou prestes a ver! 


34 anos atrás, eu invejava os grandes clubes brasileiros em torneios internacionais, sonhando ver meu time de coração disputar grandes torneios.

Hoje o sonho virou realidade! 


Chegamos para ficar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário