quarta-feira, 7 de novembro de 2018

LÍNGUA ITALIANA NAS ESCOLAS DE COLOMBO

Maior Colônia Italiana do Paraná terá o idioma ministrado em sala de aula.

Projeto começará com os professores e alunos da Escola Rural João José Gasparin, no Poço Negro.

O lançamento da Inclusão da Língua Italiana na Rede Municipal de Ensino do município aconteceu no final da tarde desta segunda-feira, 05, quando a prefeita Beti Pavin assinou o convênio com o Centro de Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina e o Consulado da Itália para a inserção do idioma na grade extracurricular. “Preservar as raízes e a cultura dos povos que ajudaram a cidade a chegar nos dias de hoje e oferecer aos nossos alunos algo que acrescente o seu conhecimento é uma imensa satisfação”, disse a prefeita.
Beti lembrou que neste primeiro momento, 14 professores – atuantes na Escola Rural Municipal João José Gasparin, no bairro Poço Negro – receberão aulas e treinamentos, para posteriormente ministrarem o idioma aos alunos da rede matriculados nesta instituição. “Vamos iniciar esse projeto com os docentes e alunos desta escola da área rural do município, pois ela abriga em torno de 70% de descendentes de italianos”, informou.
De acordo com o Centro de Cultura Italiana (CCI) Paraná/Santa Catarina e o Consulado da Itália, o Projeto de Inclusão da Língua acontece principalmente nas cidades, onde a comunidade italiana é maior e mais tradicional. E Colombo é a maior Colônia Italiana do Estado do Paraná. “As características de Colombo fizeram com que procurássemos a prefeita e sua equipe para implantarmos o projeto aqui, como já fizemos em outras 23 cidades”, esclareceu o vice-presidente do CCI, Domingos Budel.
Segundo a vice-cônsul da Itália, Maria Salamandra, investir no ensino do idioma é uma das prioridades do governo da Itália. “Estimamos que temos aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos aqui no Brasil, e por isso precisamos valorizar e incentivar esta iniciativa que irá proporcionar cursos de capacitação e atualização”, destacou Maria.
Atividade Extracurricular
A atividade de ensino de língua e cultura italiana acontecerá de modo extracurricular, conforme o planejamento da Secretaria Municipal de Educação. “Houve uma pesquisa, junto ao corpo docente da Escola João José Gasparin e verificou-se a disponibilidade e o interesse destes professores em aprender a Língua Italiana e assumir as possíveis turmas”, explicou a diretora do departamento de Cultura, Rita Straioto.
O objetivo do curso é fornecer ao professor/aluno o nível B1 do Marco Comum Europeu, com o qual será capaz compreender as questões principais, quando usado uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos que lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, entre outros).
“Após a formação destes professores, que vão atender cerca de 500 alunos desta escola que recebe esta ação de forma experimental, vamos definir quais as demais escolas que serão inseridas neste projeto”, disse a secretária de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário