domingo, 25 de novembro de 2018

Apresentação do projeto da Escola Estância Betânia

A pluralidade de assuntos foi a tônica da sessão ordinária desta terça-feira (20/11) no Legislativo. Na Tribuna Livre foi apresentado o Projeto da Escola Estância Betânia. 

Foram apresentadas 11 indicações, dois Projetos de Lei do Legislativo e um Projeto de Lei do Executivo foram aprovados em segunda votação.
O vereador Elcio do Aviário (PSDB) foi o autor do voto de congratulação entregue na sessão ordinária.


Durante a sessão ordinária desta terça-feira (20/11), no espaço destinado à Tribuna Livre, fizeram o uso da palavra o Assistente de Captação de Recursos da Escola Estância Betânia, Bruno Vieira Trindade e a Coordenadora Pedagógica e Diretora da Escola, Denise Lau Ballesteros.

Em sua explanação, Bruno agradeceu a oportunidade e o convite feito pelo vereador Baggio (PTC) para apresentar o projeto da Escola Estância Betânia. “Mantemos duas unidades de educação. Temos o Centro de Educação e Inclusão Social Betânia (CEISB) localizado na Vila Zumbi dos Palmares e a Escola Aldeia Betânia localizada no Atuba. Queremos continuar transformando vidas e realidades, trazendo nossa experiência e tradição em educação. Mais uma unidade educacional irá atender a comunidade do Parque Monte Castelo que está em fase de construção. Essa escola atenderá, em período integral, crianças de 01 a 11 anos em situação de vulnerabilidade social”, explicou o convidado.

Na sequência fez o uso da palavra a Coordenadora Pedagógica e Diretora da Irmandade Evangélica Betânia, Denise Lau Ballesteros. Em seu discurso, ela enfatiza que a Escola Estância Betânia quer contribuir com a educação e o progresso do município de Colombo. “Vemos a necessidade de realmente fazermos projetos na área de educação. Como instituição queremos contribuir com aquilo que nós fazemos e contribuir para o progresso desse município. Esse projeto é muito mais do que uma escola. Queremos envolver a comunidade em seu entorno. Nosso público-alvo é a comunidade do Parque Monte Castelo. Sabemos que, dentro do município de Colombo, quase 50% da população em idade escolar, não se encontra dentro de escola. Sabemos que essa realidade se instaura por vários motivos. Um deles é que não conseguimos suprir a demanda da nossa população. Queremos abrir no ano que vem mais uma escola que vai estar trazendo para o entorno desenvolvimento. Vamos fazer uma implantação gradativa da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Quando estivermos em pleno funcionamento iremos atender 400 alunos em período integral. Sabemos da relevância em atender uma criança em período integral. No ambiente em que ela vive tem várias influências negativas que podem desvirtuar o caminho dessa criança. Não queremos trabalhar apenas com as crianças, mas no resgate de suas famílias também”, enfatizou a coordenadora.

Os vereadores enalteceram e parabenizaram o excelente trabalho que está sendo realizado pela Irmandade Estância Bethânia no município de Colombo e ofereceram o seu apoio. O Presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PRB) agradeceu em nome da Casa pelas explicações fornecidas e colocou o Legislativo à disposição.

4ª Mostra de Turismo – Descubra Colombo – O Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, e a Miss Brasil Turismo Cultural, Raphaela Lima, fizeram a divulgação e apresentaram a programação desse evento. Nos dias 24 e 25 de novembro serão realizadas diversas atividades e atrações gratuitamente a população e aos visitantes, além de pratos gastronômicos da região com valor de R$15,00 cada. Na ocasião também haverá a III Mostra de Artes de Colombo e o I Encontro de Carros Clássicos.

20 de Novembro (Dia da Consciência Negra) – Levantamento feito pelo Ministério da Justiça e Cidadania mostra que mais de mil cidades brasileiras decretaram feriado, pois nessa data, foi morto, em 1695, Zumbi dos Palmares, um símbolo da resistência à escravidão. Comemorada há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi oficializada pela Lei 12.519/2011. Para fazer alusão a esse tema, os vereadores Anderson Prego (PT) e Angelo Betinardi (PTC) usaram suas falas para intensificar a importância dessa data para o município de Colombo.

Projetos de Lei do Executivo – Foi colocado em segunda votação o Projeto de Lei do Executivo nº 13/2018 que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2019. Esse projeto foi aprovado por unanimidade de votos.

Projetos de Lei do Legislativo – Foram colocados em segunda votação dois Projetos de Lei do Legislativo. O Projeto de Lei do Legislativo nº 858/2018, de autoria do vereador Baggio (PTC), declara de Utilidade Pública a Associação Comunitária Presbiteriana e o Projeto de Lei do Legislativo nº 869/2018, de autoria da mesa diretiva, abre crédito adicional suplementar ao Orçamento Geral do Município para o Poder Legislativo, no exercício financeiro de 2018. Esse projeto foi anteriormente autuado como Projeto de Decreto nº 99/2018. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade de votos.
Foi divulgado o Projeto de Lei do Legislativo nº 870/2018, de autoria do vereador Marquinho Berlesi (PSDB), denomina Ivo Hugo Schneider a praça localizada entre as ruas Sete de Setembro, Arnô Heneng, Alzenir Toldo e Virgílio Mezomo, no bairro Jardim Palmares/Canguiri.

Indicações – Ao todo foram apresentadas 11 indicações pelos vereadores Gilgera (PSDB), Jerçon (PSL) e Vardão (PSB). Essas indicações foram encaminhadas à Secretaria de Obras e Viação, à Secretaria de Meio Ambiente e à Secretaria de Saúde. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.

Votos de Congratulações Entregues – O vereador Elcio do Aviário (PSDB) entregou esses votos e parabenizou o Grupo Amigos do Cristina 2, pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade e pelo 10º ano realizando o Natal Solidário.

Serviço

4ª Mostra de Turismo – Descubra Colombo (Entrada Gratuita)

Datas: 24/11/2018 (Sábado) e 25/11/2018 (Domingo)

Local: Pavilhão Altair da Silva Leme (Anexo ao Parque da Uva) – Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro – Colombo – PR

Programação e Maiores Informações:
www.turismo.colombo.pr.gov.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário