quarta-feira, 22 de março de 2017

Colombo cria diretrizes curriculares para o Meio Ambiente inédito no Paraná

Um documento inédito no Paraná e que vai orientar as ações de Educação Ambiental em Colombo foi lançado oficialmente nesta terça-feira (21/3) pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Colombo. Trata-se das Diretrizes Municipais de Educação Ambiental, apresentadas aos vereadores durante a sessão.

Um documento inédito no Paraná e que vai orientar as ações de Educação Ambiental em Colombo foi lançado oficialmente nesta terça-feira (21/3) pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Colombo. Trata-se das Diretrizes Municipais de Educação Ambiental, apresentadas aos vereadores pelo secretário de Meio Ambiente, Evandro Luis Busato, na Tribuna Livre.

As Diretrizes, redigida em 181 páginas, exigiram dois anos para serem definidas, após a aprovação, pelo Legislativo, da Lei Municipal 1.402, de 22/12/2015, que estabeleceu a Política Municipal de Educação Ambiental e o Sistema de Educação Ambiental do Município de Colombo, entre outras providências. 

Essas diretrizes visam promover a equidade na educação – orientando para o planejamento curricular de escolas municipais e CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil) – tornando-se referência para outros municípios. “Estamos na vanguarda do Ensino Ambiental no Paraná. Envolvemos as comunidades rural e urbana, educadores e é um avanço nas questões ambientais do município. Para construir essas diretrizes, fizemos um mapeamento histórico dos últimos vinte anos de educação ambiental em Colombo, usamos o que deu certo e aprendemos com o que não deu certo”, explica o secretário.

O professor e consultor educacional Valdir Nogueira, um dos colaboradores na redação do documento, destacou o ineditismo do material: “Além de ser o primeiro no Paraná, é inédito por suas características e vai orientar o município da Educação Infantil ao Ensino Superior, as comunidades campesinas, e urbanas, organizações governamentais e não-governamentais. Todos podem ser orientados pelas diretrizes, que dialogam com os Parâmetros Curriculares Nacionais e pesquisas científicas. Tem propriedade teórica e metodológica para os educandos, para a formação da consciência ambiental.” Uma cópia das Diretrizes foi entregue para cada um dos 17 vereadores.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário