terça-feira, 28 de março de 2017

Prefeitura de Colombo e ovinocultores realizam visita técnica a cidade de Castro

Técnicos da secretaria que atuam na área de assistência e planejamento, além de 35 ovinocultores e interessados em iniciar a atividade desembarcaram na cidade com o intuito de fortalecer e incentivar o desenvolvimento da ovinocultura no município.

Aconteceu na quarta-feira, 15, a visita técnica na cidade de Castro promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A ação visa fortalecer e incentivar o desenvolvimento da ovinocultura em Colombo. Além de trocar informações e experiências em relação à atividade, e discutir sobre cooperativismo.

“Nossa intenção foi mostrar aos ovinocultores do município novos sistemas de produção diferentes entre si, funcionais e possíveis de serem implantados no município, respeitando a individualidade de cada um. Conhecemos os sistemas de confinamento total e parcial do rebanho ou de categoria animal específica, suas necessidades, seus benefícios e dificuldades para que se tornem viáveis”, explicou o secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Técnicos da secretaria que atuam na área de assistência e planejamento, além de 35 ovinocultores e interessados em iniciar a atividade desembarcaram na cidade com o intuito de visitar três propriedades – onde a ovinocultura é desenvolvida de forma comercial.

“Foi de consenso geral a valia da experiência adquirida. Pudemos perceber o potencial produtivo que temos nesta nova atividade. Trouxeram na bagagem opiniões positivas em relação a este tipo de incentivo, possibilitando aos ovinocultores o conhecimento e expansão da visão de seu negócio, pelas novas amizades e contatos profissionais”, enfatizou o secretário.

Durante a visita técnica foi possível visualizar a importância de um ovinocultor capacitado, para avançar em novas perspectivas, principalmente, no melhoramento genético fundamentado na seleção dos animais.

“Percebemos a importância da capacitação, para conhecer um cordeiro que atenda os padrões do mercado e o consumidor mais exigente, possibilitando o incremento na rentabilidade do negócio. Além, do aquecimento da cadeia produtiva, local e regional e insumos como sementes, maquinário, animais, medicamentos. Incluindo mão de obra, ou seja, geração de empregos no campo, medicamentos – trazendo à tona a ovinocultura e evidenciando seu potencial, principalmente em nosso munícipio”, destacou Toniolo.

Durante a programação, os participantes conheceram as formas de manejo, instalações e demais detalhes de uma região onde a atividade é referência no Estado, quando se fala em produtos de qualidade.

“Com certeza todas as experiências e técnicas mostradas na missão técnica a Castrolanda é de possível aplicação em nosso município. As adequações para que elas aconteçam são pequenas, mínimas e se restringem a singularidade que cada um apresenta em sua propriedade”, afirma Toniolo.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário