quinta-feira, 2 de março de 2017

Visões do Atletiba Youtube: Uma Noite de Glória e História!

Quem de nós, apaixonados Atleticanos, não ficou tenso no Atletiba de ontem?
Um clássico recheado de histórias. 

Antes de falar do jogo, vamos falar da transmissão.

O Atletiba, impedido pela Federação de ser realizado no dia 19 de fevereiro, foi realizado em 1º de março, com transmissão via YouTube e todas as pompas que o maior clássico paranaense merece.

Mais de 170 mil pessoas acompanharam o clássico via YouTube, em todas as regiões do Brasil e do mundo, mesmo tendo pouca divulgação, o que deixou muitos desavisados sem o conhecimento de que a partida seria novamente transmitida via internet.

Um luxo de transmissão, uma narração impecável, comentários lúcidos e reportagens de qualidade. Algo muito raro em mídias paranaenses que andam desleixadas. Para quem pôde acessar o canal via uma TV Smart, viu imagens compatíveis com a TV comum. 

No dia 1º de março de 2017,  a dupla Atletiba, proporcionou um marco na história futebolística paranaense e nacional, um pioneirismo com quebras de barreiras de vários lados.

Realmente, É DE ENCHER DE ORGULHO!

E o jogo?

"A primeira vez a gente nunca esquece!"

Um jogo tenso para ambos os lados. Do lado coxa, a derrota em casa para o ASA pela Copa do Brasil, trouxe cobranças gigantescas para a equipe, culminando com a demissão do técnico Carpegiani.

Pelo lado do Atlético, os seguidos empates em casa, a falta de vitórias pelo paranaense, as constantes e desnecessárias vaias, os tumultos provocados com boatos mentirosos por toda a imprensa sensacionalista paranaense (no sentido de abafar os casos pertinentes FPF, CBF e Globo), o anuncio da comissão técnica de que o time a entrar em campo seria o Sub-20, deixou a torcida ressabiada e temerosa.

Os "clubes" entraram em campo com responsabilidades dobradas.
E não foi um jogo qualquer, o jogo foi bom.

O Atlético começou pressionando e logo se viu que quando não "dava" na técnica, partia-se para a raça. A doação em campo era visível, a vontade de vencer era maior e o Atlético criou boas chances dominando o primeiro tempo até por volta de 30 minutos.

Desse período em diante o Coritiba parecia ter se achado em campo e começou a equilibrar as ações, era mais efetivo no ataque e exigiu mais de Santos que apareceu bem. A pressão coxa surtiu efeito e em um lance infeliz, Zé Ivaldo cometeu pênalti. Na tentativa de cortar a bola, o atacante coxa, prevendo a chegada do Zé, deu mais um toque e o zagueiro Atleticano pegou em cheio o pé do adversário. Pênalti bem marcado.

Kléber se preparou, tomou distância e foi para a bola batendo bem e consciente de onde queria colocar a bola, mas Santos tirou a concentração do atacante coxa. Santos escolheu o canto certo e por poucos centímetros, ela passou por sua luva e beijou a trave. Notadamente Kléber tentou tirar ao máximo a bola do alcance do goleiro Atleticano, mas tirou demais. Se não fosse a trave, Santos defenderia.

A perca do pênalti deu um novo ânimo ao Atlético, que com o incentivo que vinha da torcida, foi pro abafa. E valeu a pena, em uma jogada de raça e persistência a bola sobrou na entrada da área para um dos jogadores mais questionados e cobrados na atualidade pela torcida Atleticana, Crysan. O garoto viu a chance e não desperdiçou, batendo com categoria na bola e colocando ela no lugar certo para fazer o primeiro gol do Furacão.

O Coxa voltou para o segundo tempo disposto a empatar e mudar a história da partida. Enquanto o time do Coritiba partia para a pressão, a zaga do Atlético dava um show de postura e eficiência. Se de um lado o Coritiba era mais efetivo no ataque, por outro pudemos ver e sentir a disposição das promessas Rubro Negras.

Santos, impecável. Wanderson, um monstro em campo, valente aguerrido, a atualidade já revela aquele que poderá ser um dos maiores nomes na zaga do Furacão no futuro. Zé Ivaldo, mesmo com o deslize do pênalti esteve muito bem, não se abalou e ainda conseguiu se redimir salvando uma bola praticamente dentro do gol. Léo pela direita assumiu finalmente a braçadeira e mostrou o futebol que todos conhecemos, do lado esquerdo a jovem promessa Renan Lodi, substituiu Nicolas, e deixou muitos de queixos caídos, jogou demais o garoto e deu lugar a Sidcley na metade do segundo tempo. E não podemos esquecer do meio campo que fortaleceu essa defesa, com Luiz Otávio (substituído por Jacy), João Pedro (que saiu lesionado, substituído por Renan Paulino) e Rosseto. Que trio!!!!!!!!! Imagino quando esse trio tiver experiência de adulto, quantas alegrias poderão trazer para nós.

E tentando passar por essa muralha, a equipe coxa deixava o contra ataque disponível para o ataque Atleticano.

Luiz Henrique batalhou muito, correu muito e buscou incansavelmente se redimir do último jogo contra o Toledo, reconheceu o erro, pediu desculpas a torcida e foi para o jogo com sangue nos olhos. 

Douglas Coutinho "voltou" e finalmente "jogou", pode render mais, mas já começa lembrar aquele Coutinho que fez alegria da torcida em Atletibas passados. É Atletiba? Chama o Coutinho!

E por último Crysan. E deixo por último para dar uma atenção especial ao garoto tão criticado e que tanto venho defendendo jogo após jogo. Crysan é aquele atacante batalhador que mesmo sob vaias não desiste de uma jogada. Não fica esperando a bola, ele busca ela e muitas vezes não aparece para marcar o gol, pois está ajudando no desarme. Foi assim contra o Toledo e foi assim no Atletiba. O gol que marcou não foi por acaso.

E com esse ataque tendo mais liberdade, o segundo gol veio de maneira quase natural. Em uma cobrança de falta mesmo que meio sem jeito de Crysan, a bola bateu na barreira, subindo e enganando toda a zaga coxa, sobrando aos pés do oportunista Douglas Coutinho, que tratou de mandar para as redes. Luiz Henrique entrou para empurrar a bola mas ela já havia entrado. Valeu pelo esforço de Luiz Henrique, que se não marcou, pelo menos atrapalhou os 2 adversários prontos para evitar o gol do Furacão.

Uma noite de gala, fechada com chave de ouro, para o Atlético, para o Coritiba (mesmo com a derrota), para o futebol paranaense e para o futebol brasileiro.

Parabéns as duas instituições e parabéns as duas torcidas que auxiliaram em mais um show da dupla Atletiba!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário