sexta-feira, 24 de março de 2017

Dia Internacional da Tuberculose é lembrado em 24 de março

A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado nas Unidades de Saúde do município.

A tuberculose é a doença infectocontagiosa curável que mais mata no mundo. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. No Brasil, são identificados aproximadamente 70 mil casos novos todos os anos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. Mas, é necessário ressaltar, que a tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.

O Dia Internacional da Tuberculose, lembrado no dia 24 de março, tem como objetivo reforçar a divulgação sobre a doença e incentivar a realização de exame específico e tratamento adequado. Pensando nisso, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde promove entre os dias 20 a 24 de março exames nas 24 Unidades de Saúde, sempre das 8h às 17h.

Na sexta-feira, 24, das 8h30 às 12h, acontece no Terminal do Maracanã uma ação de orientação de prevenção da Tuberculose, com os profissionais da saúde. Os participantes com sintomas respiratórios, ou seja, pacientes que apresentam tosse persistente por três semanas ou mais serão encaminhados para as Unidades de Saúde de Colombo para realizarem a coleta de escarro e baciloscopia.

De acordo com o secretário da pasta, Darci Martins Braga neste ano a meta e alcançar 2.320 exames de baciloscopias. “Estamos fazendo uma busca ativa dos sintomáticos respiratórios, para que estes pacientes realizem a coleta de escarro e baciloscopia. Se você conhece alguém que apresente estes sintomas, oriente esta pessoa a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, enfatiza Dr. Braga.

Sobre a Tuberculose

É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões. Porém, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.

A radiografia de tórax é método diagnóstico de grande importância na investigação da tuberculose. “É muito importante o diagnóstico ser feito precocemente, assim, o paciente infectado logo deixa de transmitir a doença”, ressalta, o Dr. Braga. O tratamento, feito com antibióticos não deve ser interrompido durante seis meses.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:

FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário