sábado, 25 de março de 2017

Projeto Agricultura nas Escolas

Projeto Agricultura nas Escolas abre uma reflexão sobre as questões ambientais e a qualidade nutricional das crianças.

 

Com o retorno das aulas da rede municipal de ensino da Prefeitura, retomou-se o Projeto Agricultura nas Escolas, que acende uma reflexão, entre alunos e professores, sobre as questões ambientais, bem como a qualidade nutricional das crianças.

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, auxilia mais de 28 unidades, entre elas escolas municipais, CMEIs Centro Municipal de Educação Infantil, e IFPR (Instituto Federal do Paraná), Centro de Conivências, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial para Transtorno Mental) – fornecendo mudas de hortaliças, terra e a assistência técnica necessária. “Nossa prioridade, é que os alunos possam ter acesso ao cultivo de hortaliças, apreendendo a cuidar, e conhecer melhor seu cultivo, bem como conscientizar da importância de conservar produtos naturais”, ressalta a Prefeita Beti Pavin.


Para que as atividades nas escolas aconteçam, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município disponibiliza profissionais para esclarecer as dúvidas dos alunos. “Eles ensinam as técnicas de cultivo, pois a prioridade do projeto é o aprendizado”, destacou o secretário da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.

A ação também visa melhorar a alimentação nutricional das crianças. “Cultivar as hortaliças e acompanhar o crescimento, estimula as crianças a gostar desse alimento e querer consumi-lo”, conta Toniolo. As hortaliças produzidas pelos alunos são incluídas na merenda escolar diariamente.

Sobre o Projeto
O Projeto Agricultura nas Escolas iniciou em maio de 2014, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Colombo.
Nestas hortas escolares são cultivadas alfaces variadas (americana, crespa, lisa, roxa), chicória, beterraba, repolho, rúcula, couve-flor, couve manteiga, salsinha, cebolinha, entre outras hortaliças que complementam o cardápio destes alunos que também levam para o consumo em família.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
  Foto: Sec. Agricultura/PMC



Nestas hortas escolares são cultivadas alfaces variadas: americana, crespa, lisa e roxa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário